Trem Republicado

Governo Tarcísio determina monitoramento de professores em sala de aula

Divulgação de portaria estabelece "apoio presencial em sala de aula". Confira todos os detalhes por tr√°s dessa iniciativa.

Por Wellington Caposi em 04/08/2023 às 19:26:48

A not√≠cia chocou muitos professores por, praticamente, impor o envio de relatórios à administração p√ļblica a cada bimestre, além de estabelecer a presença compulsória de diretores e coordenadores durante as aulas. Nesse sentido, a portaria determina que a Coordenadoria Pedagógica deve comparecer às salas de aula pelo menos duas vezes por semana, a fim de que um monitoramento seja realizado, além de exigir dos mestres a produção de relatórios das atividades desempenhadas.

O que estabelece a portaria:

Segundo a portaria, "a rotina de observação de aulas deve cobrir o maior n√ļmero de professores poss√≠vel ao longo do bimestre letivo". Nesse cen√°rio, os relatórios produzidos deverão ser encaminhados à Diretoria de Ensino da unidade educacional bimestralmente. Diversos representantes do corpo docente de escolas manifestaram-se de forma contr√°ria à portaria, pois consideram a medida inaceit√°vel. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), por exemplo, se manifestou no sentido de considerar a portaria contr√°ria ao princ√≠pio da liberdade de c√°tedra.

Em divulgação interna, o referido sindicato aduziu: "é totalmente inaceit√°vel a portaria impondo a presença de diretores e coordenadores nas salas de aula para fiscalizar as atividades dos professores com os estudantes".

Nesse viés, de acordo com o especialista em Educação, Fernando C√°ssio, integrante da Rede Escola P√ļblica e Universidade (Repu), a manifestação do sindicato encontra respaldo na precarização do trabalho exercido pelos mestres:

Assertivamente, elucida o professor, "J√° temos pol√≠ticas de avaliação que são punitivas na rede estadual de São Paulo, isso não é de agora. Então, é compreens√≠vel que exista essa reação. Muito embora pudéssemos pensar que isso poderia ter um efeito pedagógico positivo, o ambiente de trabalho e as condições de trabalho são tão degradadas que a √ļltima coisa que dever√≠amos fazer neste momento seria estabelecer um instrumento como esse".

Manifestação da Secretaria:

A Secretaria de Estado da Educação justifica a adoção da portaria como uma tentativa de "fortalecer o protagonismo e a autonomia do educador em sala de aula". Nesse sentido, destaca a import√Ęncia do trabalho integrado e colaborativo entre diferentes inst√Ęncias da unidade escolar. Ademais, frisa a import√Ęncia da aplicação da portaria à luz das singularidades presentes em cada unidade escolar.

"Instrumento de apoio presencial em sala de aula":


O instrumento de apoio presencial em sala de aula para diretor(a) estabelece alguns campos para avaliações, tais como:

  • Campo para avaliações sobre a interação dos estudantes com as atividades propostas;
  • Campo sobre a ger√™ncia de tempo;
  • Campo metodológico;
  • Campo sobre a estratégia e os recursos adotados;
  • Campo sobre a forma de comunicação;
  • Campo sobre o ambiente em sala de aula.

Alguns educadores se manifestam em rede social indicando diversos problemas enfrentados pelo ensino p√ļblico estadual. Dentre eles, os principais são os seguintes:

  • Salas de aula com lotação acima do limite;
  • Péssimas condições de acesso à internet;
  • Desvalorização profissional;
  • Aus√™ncia de recursos suficientes para o cumprimento do programa letivo
  • Fragmentação do curr√≠culo.

Conclusão

A adoção da portaria revela um cen√°rio de desconfiança, o que evidencia graves falhas na errônea tentativa de resolução da problem√°tica. Por outro lado, demonstra uma iniciativa da Secretaria na tentativa de buscar maneiras de resolver as problem√°ticas enfrentadas pelo setor educacional. De qualquer modo, é preciso considerar as atuais condições de trabalho dos professores, uma vez que muitas vezes os educadores não possuem condições dignas para o exerc√≠cio da sua profissão.

Comunicar erro
Fale conosco

Coment√°rios

TT003