Trem Republicado

Regiões do Santa Cruz e do Santa EfigĂȘnia recebem ação de nebulização

Agentes de Controle de Endemias também estiveram presentes no Jardim Celani, no sábado (27) A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Salto realizou na sexta sexta-feira (26), no período da tarde, em áreas do Santa Cruz e do Santa Efigênia, o trabalho de nebulização, popularmente conhecido como fumacê, em ação de combate à Dengue, com base no mapeamento feito pela equipe.

Por Tom Luiz em 29/04/2024 às 10:15:22

Agentes de Controle de Endemias também estiveram presentes no Jardim Celani, no sábado (27)

A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Salto realizou na sexta sexta-feira (26), no período da tarde, em áreas do Santa Cruz e do Santa Efigênia, o trabalho de nebulização, popularmente conhecido como fumacê, em ação de combate à Dengue, com base no mapeamento feito pela equipe. Durante os trabalhos, também estiveram presentes o prefeito Laerte Sonsin Junior e a secretária de Saúde Márcia Vieira, que conversaram com moradores.

A Secretaria de Saúde explica que a eficácia do fumacê é limitada, uma vez que somente os insetos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização serão controlados. É uma técnica recomendada para utilização durante períodos de epidemia para reduzir a densidade de mosquitos, proporcionando a redução da transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a chikungunya. Para aumentar a eficácia e o impacto da estratégia, é fundamental que a eliminação de criadouros preceda a nebulização, uma vez que o produto aplicado não mata as larvas do mosquito. Trabalho esse que é realizado durante as visitas pela equipe de Controle de Endemias aos domicílios.

Por isso, a aplicação somente é possível após visitas sucessivas, cuja porcentagem recomendada deve ser de pelo menos 80% de imóveis vistoriados para que a aplicação do produto surta efeito no bloqueio da transmissão, uma vez que o Estado não recomenda a aplicação do produto quando mais de 20% das casas ainda permaneçam fechadas, sendo esse o principal motivo do tratamento não ser realizado em mais áreas, uma vez que somente com a eliminação dos criadouros a transmissão poderá ser interrompida.

Nesse sentido é de extrema importância a colaboração de toda a população junto aos agentes, permitindo a visita, principalmente devido à experiência dos mesmos, que encontram larvas em locais que a população de modo geral não imagina que o mosquito possa se desenvolver. No sábado (27), por exemplo, a equipe de Controle de Endemias esteve presente no Jardim Celani, entre 9h e 13h, para reforçar as ações de prevenção e orientações de combate à dengue no bairro. A secretária de Saúde, Márcia Vieira, também esteve presente durante os trabalhos.

O trabalho da equipe consiste principalmente na porta a porta para orientação, além do atendimento de demandas relacionadas à presença de criadouros nas residências, vistorias em depósitos de recicláveis e empresas, educação ambiental em escolas e instituições de ensino, vistorias em imóveis públicos, exposições em eventos e palestras, bem como ações de educação nos centros de referência de assistência social, e realização do "fumacê" quando em áreas com grande número de casos.

No Setor de Zoonoses/Controle de Endemias, localizado na região central da cidade, na Rua Floriano Peixoto, 1.132 – Vila Nova, uma equipe atende diariamente às solicitações dos munícipes, tanto pessoalmente quanto por telefone (11) 4029-4212. No momento, não há necessidade de se criar somente um local para essa finalidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Fale conosco

ComentĂĄrios

TT003