Trem Republicado

Senado Federal aprova projeto de lei que obrigarĂĄ prefeituras a fornecer uniformes escolares

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, segundo o relator, não implica aumento ou diminuição de despesa ou de receita pĂșblica.

Por Wellington Caposi em 01/08/2023 às 15:25:03

Foi aprovado pelo Senado Federal, nesta Ășltima terça-feira, 1Âș, um projeto de lei - PL 2.108/2019 -, relatado pelo senador Rodrigo Cunha, que obriga as prefeituras de todo o paĂ­s, a fornecer uniforme escolar aos alunos da escolas pĂșblicas, em todas as etapas da educação bĂĄsica.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394, de 1996 -, que jĂĄ incumbe os estados e municĂ­pios de fornecerem aos estudantes da rede pĂșblica material didĂĄtico-escolar, transporte, alimentação e assistĂȘncia à saĂșde. A proposta, também prevĂȘ que os programas suplementares de alimentação, uniforme escolar, assistĂȘncia médico-odontológica, farmacĂȘutica e psicológica, além de outras formas de assistĂȘncia social, não sejam considerados despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino

O relator do projeto destacou que a proposta não implica aumento ou diminuição de despesa ou de receita pĂșblica. Além disso, o projeto "pode contribuir para minorar o quadro das desigualdades de condições de acesso e permanĂȘncia na escola, que determinam, em grande medida, o sucesso ou o insucesso na trajetória escolar dos brasileiros".

Projeto de lei segue agora para sanção presidencial.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Fale conosco

ComentĂĄrios

TT003