Trem Republicado

Datas comemorativas aprovadas na Câmara de Vereadores de Salto somam 89 datas e passam esquecidas

Há pelo menos outros cinco projetos em tramitação ou já votados na Casa de Leis, que criam datas comemorativas, desde que este relatório foi produzido.

Por Wellington Caposi em 22/07/2021 às 14:05:50

O vereador Fábio Jorge durante sua fala na tribuna na última sessão, dia 20, informou que não iria mais permanecer no plenário quando a discussão fosse projetos de lei que inserirem datas comemorativas no calendário oficial do município. Fábio afirmou que todos os projetos seguem o mesmo caminho na casa após o protocolo e envolve comissões internas, trabalho de funcionários e análise do jurídico da casa. Todo esse trabalho representa custos, mas o vereador não acha justo ter esse gasto com dinheiro público para questões como estas.

Somente em 2021, foram sete projetos de leis aprovados para este fim. São 46 dias comemorativos; três meses e quarenta semanas instituídas. O calendário praticamente não tem mais data para nada e como todos os projetos aprovados detalham que o executivo é responsável por promover as ações determinadas na lei, quando esse não o faz, a lei vira uma inutilidade. Há exceções, principalmente no que se referem a conscientização de doenças como HIV, Câncer de Mama, Prevenção ao Suicídio, etc. Mas essas são datas nacionais, o que demonstra ainda mais a inutilidade de uma lei municipal. O que é mais lembrado são ações da iniciativa privada ou da sociedade organizada.

O trabalho de um vereador nunca pode ser dimensionado por quantidade de projetos de leis apresentados, ofícios, indicações ou requerimentos. Fiscalizar e estar junto à sociedade é o maior papel de um vereador. Onerar a Casa de Leis com projetos inúteis, não reflete nenhum trabalho.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003