Trem Republicado

Prefeitura de Salto amplia Programa Melhor em Casa e registra aumento nos atendimentos domiciliares

Iniciativa busca oferecer cuidados de saúde no conforto do lar e reduzir demanda hospitalar.

Por Wellington Caposi em 22/05/2023 às 11:41:42

A Secretaria Municipal da Saúde de Salto, está expandindo o Programa Melhor em Casa, visando levar cuidados de saúde diretamente aos pacientes em suas residências. O programa, que abrange desde a promoção da saúde até a reabilitação, tem como propósito garantir a continuidade do cuidado e se integrar à Rede de Atenção à Saúde. Durante o primeiro quadrimestre deste ano, entre janeiro e abril, as equipes do Programa Melhor em Casa realizaram um total de 3.895 atendimentos multiprofissionais, registrando um aumento de 1.269 atendimentos em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Programa Melhor em Casa é destinado a pacientes que enfrentam dificuldades físicas de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e necessitam de cuidados frequentes, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. A indicação para o atendimento domiciliar pode ser feita por diferentes serviços da rede de atenção, sendo a assistência à saúde de responsabilidade das equipes multiprofissionais de atenção domiciliar.

A contratação de mais enfermeiros e uma fonoaudióloga contribuiu para o aumento dos atendimentos, ampliando a equipe que agora conta com 21 profissionais atuando diariamente no atendimento domiciliar. O objetivo da atenção domiciliar oferecida pelo Programa Melhor em Casa é proporcionar cuidados específicos às necessidades das famílias, evitando internações desnecessárias, reduzindo riscos de infecção e otimizando a gestão dos leitos hospitalares. Além disso, essa modalidade de assistência visa descongestionar os serviços de urgência e emergência.

Os interessados em receber atendimento domiciliar podem obter mais informações ou esclarecer dúvidas pelo telefone 11 4028.1616 ou indo até a rua Estácio de Sá, 05, bairro Nossa Sra. do Monte Serra, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Com a ampliação do Programa Melhor em Casa, a Prefeitura de Salto busca oferecer cuidados de saúde acessíveis e de qualidade aos munícipes.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003