Trem Republicado

SAAE Salto não usa seus caminhões-pipa e gera denúncia na tribuna da Câmara de Vereadores

Três caminhões-pipas da autarquia parados e quebrados, motoristas ociosos com CNHs vencidas. Quem transporta a água tratada são caminhões terceirizados e a conta é paga pela população.

Por Wellington Caposi em 18/04/2023 às 20:13:35

Cícero Landim explicou no início de sua fala que faz parte das prerrogativas de um vereador fiscalizar qualquer tipo de denúncia que chega a ele, tanto do governo quanto do SAAE Salto. Também explicou que apesar do superintendente da autarquia vir à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 19, o Regimento Interno da casa não permite que se faça perguntas fora do que foi solicitado via requerimento. Dessa forma Landim usou a Tribuna Livre para questionar o uso de Caminhões Pipas de uma empresa terceirizada - via contrato - quando há três caminhões desse tipo, parados no pátio da autarquia.

"Chegou ao nosso conhecimento que o SAAE Salto dispõem de três caminhões-pipas - um deles da época de 2014 e outros dois que foram encaminhados pelo governo do estado de São Paulo. Pois bem, a autarquia que distribui a água tratada na cidade, faz constantes abastecimentos para empresas privadas e ainda abastece a Caixa D"água do Jardim Taquaral, pois o prefeito da época trocou a contrapartida (que era fazer a ligação da rede até a caixa por asfalto da avenida do Buru), utiliza caminhões-pipa. O SAAE Salto tem um contrato em andamento com uma empresa terceirizada para fazer esse tipo de abastecimento, mas ela só são chamadas quando a autarquia não consegue fazer o abastecimento com seus três caminhões-pipas. O fato é chegou ao meu conhecimento que os três cainhões do SAAE estão parados e seus motoristas ficam sentados em suas cabines, vendo os caminhões da empresa terceirizada fazer o serviço. E tudo soa muito estranho, pois se os três caminhões da autarquia não estão quebrados e não tem problemas mecânicos, não existe justificativa plausível usar e pagar os caminhões da empresa terceirizada. Ao menos que alguém está ganhando com isso. Os diretores do SAAE Salto que venham à público e justifiquem qual a razão disso estar acontecendo".

Diante da fala do vereador Cícero Landim, o TERRATAVARES entrou em contato com a superintendência da autarquia para verificar o que é - de fato - verídico ou não essa denúncia e recebemos a seguinte resposta: "Sim, os três caminhões-pipa estão parados neste momento. Um deles está parado para manutenção na embreagem e, depois, juntamente com os outros dois, para avaliação das condições dos seus tanques, com higienização e laudo da Vigilância Sanitária. Eles foram parados em fevereiro deste ano; desde então, estão sendo providenciadas as manutenções e avaliações necessárias. Também a água dos caminhões-pipa passa por rigoroso controle de qualidade nos laboratórios do SAAE, para que atendam aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde".

Pela resposta fica então caracterizado que o planejamento da autarquia está - de certo modo - um tanto equivocado. Se o SAAE Salto tem três caminhões-pipa, ao menos um deles deveria estar em condições de operação. Na iniciativa privada, existe uma máxima que quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem ao menos um. E quem tem três, deveria obrigatoriamente ter um disponível. Fica ainda mais evidente e complicado, quando a resposta da autarquia afirma que os três caminhões estão parados desde fevereiro deste ano. Ou seja, há pelo menos 60 dias e ninguém fala absolutamente nada ou dá uma explicação convincente. A troca de uma peça ou a higienização não pode e nem deve demorar tanto tempo.

Desta vez, falhou feio o planejamento e a gestão do SAAE Salto, o que é de se lamentar.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003