Trem Republicado

Vereadores não poupam críticas à gestão Laerte Sonsin Jr, na sessão legislativa desta terça-feira

Falta de água, buracos, Parque do Lago abandonado, fofocas para servidores culparem os vereadores. Tudo isso e mais um pouco. Confira.

Por Wellington Caposi em 28/03/2023 às 18:57:21

A sessão legislativa desta terça-feira teve muitas críticas à gestão Laerte Sonsin Jr. Quase todos os vereadores teceram pesadas críticas à atuação dos gestores de várias secretarias e a autarquia do SAAE Salto. A tribuna livre começou com o vereador José Benedito de Carvalho - Macaia, que começou criticando a gestão do SAAE Salto.

"Entra prefeito, sai prefeito; entra superintendente e sai superintendente e nada de resolver o problema da falta de água. Muitas pessoas quando saem pela manhã para trabalhar não tem água e, quando chegam à tarde, não tem água de novo. Aí o cidadão xinga prefeito, xinga o vereador, xinga o SAAE. Já que não está dando conta de mandar água para as pessoas, que retomem o rodízio. Mas alguém tem que tomar uma atitude para resolver o problema".

Sobre os buracos, Macaia ainda falou que está havendo um descaso, pois a equipe executa o tamponamento de alguns buracos em duas ou três ruas e vai embora.

O vereador Alessandro "Palhaço" falou na tribuna livre que "se for para fazer indicações para tamponamento de buracos, vai faltar folhas de papel sulfite na casa. Não tem como vir na tribuna e não falar de buracos. Está difícil, muito difícil. O secretário não responde minhas mensagens. Me parece que só responde de alguns vereadores que escolhe. É lamentável a falta de execução da secretaria de obras". Sobre a quadra da área de lazer do Nova Era, "Palhaço" afirmou que "não tem condições, uma quadra cheia de buracos e ainda áspera, onde se joga basquete, sem cesta e nem a tabela existe. Os brinquedos danificados. A impressão é que a cidade está abandonada. Parece que falta vontade da administração para resolver uma coisa tão simples".

Logo em seguida, o vereador Antônio Cordeiro começou sua fala divagando sobre o cartaz da campanha de combate ao mosquito da Dengue. "A data dos cartazes é de 2016, o que indica que de 2016 até hoje não se fez nenhuma campanha contra a Dengue". Disse ainda que neste final de semana, com três ou quatro dias sem chover e já faltou água para as pessoas. Estamos no terceiro ano dessa gestão Laerte & Edemilson, e nada de solução. Complementou afirmando: "O que foi feito nesses dois anos para minimizar a falta de água nas casas das pessoas? Absolutamente nada! E esperem, porque ainda vai ficar pior".

Cordeiro ainda falou sobre o abandono do Parque do Lago e também sobre sua preocupação em perder a verba destinada a nossa cidade pela Lei Paulo Gustavo. Ele não vê andamento e nem tem conhecimento das ações para publicação do edital e que nada foi feito além de uma reunião com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Segundo o vereador, possivelmente Salto perderá perto de R$ 1 milhão de reais, que seriam destinados a projetos culturais. Sobre o Parque do Lago, Cordeiro afirmou que "não dá para chamar aquilo de parque do lago, pista totalmente danificada cheia de buracos, não tem lago, por isso a população não vai mas lá. O atual secretário do Meio Ambiente reclamava tanto no passado, mas agora com a caneta na mão, não sabe o que fazer"..

Cicero Landim começou sua fala dizendo que o papel do vereador é verificar as demandas e seu zelo é falar das crianças. "Quando eu estive na creche do Marília, não fiz nenhuma menção se a merenda é boa ou ruim; se a cozinheira é boa ou é ruim, se a direção é boa ou é ruim. Apenas identificamos um lote de almôndegas que não tina o selo SIF e a data de validade. Apenas e tão somente isso. Nada mais. Se fosse eu a secretária municipal da Educação, iria exigir respostas da empresa que fornece a merenda, afinal de contas se paga caro por essa merenda. Todos sabem que a merenda é de excelente qualidade. Fomos lá para fiscalizar a carne, as almôndegas, o arroz, o feijão e esse é o papel do vereador. E identificamos um detalhe que poderia ser um problema, mas ao invés da prefeitura resolver, criaram uma celeuma nas redes sociais dizendo que este vereador foi lá para falar mal da comida servida para as crianças. Mas quem dera que a comida servida fossem iguais às fotografias dos pratos expostos nas redes sociais. A comida é boa, mas o meu papel é verificar as garantias e a qualidade do que é servido às nossas crianças. Eu estou preocupado com as crianças, porque a secretária, os supervisores, são remunerados para garantir essa qualidade na refeição das crianças. Só com isso estou preocupado. Nos vamos em alguns lugares porque somos instigados pela população. Tanto isso é verdade que no dia seguinte, eu fui na Creche do Jardim Donalísio pois pelo menos quatro pais me ligaram. É uma creche que faz pouco tempo que passou por uma reforma e as crianças são obrigadas a ficar do lado direito da sala pois do lado esquerdo não tem cortinas. O sol da tarde judia das crianças. Então é necessário valorizar o trabalho de vereador, porque não é só as crianças que estavam lá sofrendo, a ADI também estava lá sofrendo. Ah, mas o sr foi lá e não falou com a diretora? Sim, não falei porque ela não estava lá apesar da sala estar aberta num sol muito quente. Nem a diretora tem condição de ficar na sua própria sala. Esse é o meu papel. É por isso que o vereador visita creches e escolas".

O que está acontecendo hoje é o mesmo que acontecia no governo passado, finalizou Cícero. "O servidor faz o trabalho com o que ele tem. Estão já falando em proibir vereadores de entrar em certos equipamentos públicos. É o mesmo filme que já vi nas administrações anteriores".

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003