Trem Republicado

Bauru entra na lista dos melhores sanduíches do mundo

A plataforma internacional Taste Atlas reconheceu os 100 melhores sanduíches do mundo e o paulistano bauru ocupa a 38ª posição no ranking.

Por Wellington Caposi em 07/03/2023 às 11:52:19

Feito de pão francês e recheado com queijo derretido, tomate, picles fatiado e rosbife, o tradicional lanche Bauru ganhou um novo status: foi considerado um dos 50 melhores sanduíches do mundo. A seleção, divulgada em 27 de fevereiro, foi realizada pelo The Taste Atlas, um guia gastronômico que conta com a participação de viajantes do mundo todo.

Na lista, que traz os 50 melhores sanduíches de todo o mundo, o Bauru aparece na 38ª posição e é o único representante nacional. A plataforma descreve o lanche como um "verdadeiro clássico brasileiro", que consiste em um "pãozinho crocante recheado com queijo derretido, tomate, picles fatiado e rosbife".

A enciclopédia ainda detalha que a invenção do Bauru é creditada a Casimiro Pinto Neto, na década de 1930, onde um estudante de direito e cliente do restaurante Ponto Chic, no Largo do Passaindu, em São Paulo, pediu o lanche especial só para ele. Com o tempo, a popularidade do sanduíche cresceu e hoje pode-se encontrar também "com presunto fatiado no lugar do rosbife ou pão de forma no lugar do pão francês".


Em 2018, o lanche se tornou patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo. No 1º lugar na lista está o Tombik, sanduíche típico da Turquia. Conhecido também como Gobit Kebab, o lanche é uma variedade do prato nacional Döner Kebab, que leva carne desfiada como recheio num pão achatado conhecido como Pide Ekmek. Na 2ª posição ficou para o Butifarra peruano e na 3ª posição o sanduíche de Lombo argentino.

Bauru original


Ao contrário do que se imagina, o Bauru não nasceu na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo, mas sua criação foi influenciada por um cidadão nascida naquela cidade. Foi em uma noite de 1936 que Casimiro Pinto Neto protagonizou a criação do lanche em visita ao restaurante Ponto Chic, em SP.

"Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei para abrir um pão francês, tirar o miolo e botar um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso, o Carlos já ia fechando o pão, eu falei: 'calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso'. Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também frequentador do Ponto Chic, que a carne era rica nesses dois elementos. Então falei para botar umas fatias de rosbife junto com o queijo. E já ia fechando de novo, quando eu tornei a falar: 'falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate'. Este é o verdadeiro Bauru", revelou à época.


Casimiro morreu em dezembro de 1983, aos 69 anos, mas o legado deixado por ele continua vivo na culinária brasileira. A receita original (veja ingredientes e modo de preparo abaixo) é vendida desde a década de 1930 pelo restaurante Ponto Chic, que colocou o lanche no mercado, e por outros 12 estabelecimentos de Bauru, certificados pela prefeitura para comercializar o lanche original. Pão francês, quatro tipos de queijo derretidos na água (o chamado "banho-maria"), rosbife, tomate e picles. Essa é a receita do tradicional Bauru, patrimônio cultural do estado de São Paulo e um dos símbolos da maior cidade do centro-oeste paulista.

Ingredientes

70 gramas de rosbife; 100 gramas de queijo (proporções iguais de estepe, prato, gouda e suíço) derretidos em banho-maria; 3 rodelas de pepino em conserva e um pão francês.

Modo de preparo

Corte um pão francês ao meio no sentido horizontal; retire o miolo da parte superior; coloque de cinco a seis fatias de rosbife; coloque três rodelas finas de tomate em cima do rosbife; coloque três rodelas finas de pepino em conserva em cima do tomate; em uma forma ou frigideira, aqueça um pouco de água (300 ml) sem deixar ferver; coloque para derreter na água 10 gramas de manteiga; após derreter a manteiga, misture em proporções iguais de cada tipo de queijo e deixe derreter até formar uma pasta homogênea. Na parte superior do pão (canoa) coloque o queijo derretido e depois coloque-a sobre a parte que já está preparada.

Corte ao meio em diagonal e pode saborear o verdadeiro Bauru em sua forma original.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003