Trem Republicado

ETA Pedra Branca, R$ 10 milhões prometidos pelo estado não vieram e obra ainda está no papel

A intervenção do deputado Rogério Nogueira não passou de jogada de marketing visando a eleição de 2022. E o prefeito acreditou piamente nisso.

Por Wellington Caposi em 06/03/2023 às 07:02:37

Em 29 de novembro de 2021, a administração municipal firmou uma parceria com o governo do Estado, com intervenção do deputado estadual Rogério Nogueira, para a construção da ETA Pedra Branca, empreendimento a ser instalado nas proximidades do Ribeirão Pirai. A obra custaria em torno de R$ 10 milhões de reais e isso rendeu uma boa matéria nos jornais da cidade.

No site do SAAE Salto (veja AQUI), uma matéria da época mostra o prefeito Laerte Sonsin Júnior, acompanhado do então superintendente do SAAE, Ernivan Balieiro e do vice-prefeito Edemilson Santos, mostrando o local onde seria construída a nova ETA, já em 2022. Segundo a reportagem do SAAE Salto, a ETA aproveitaria a água da Fazenda Conceição e poderia tratar até 150 litros de água por segundo, com possibilidade de ampliar para 450 litros por segundo.


Laerte Sonsin Junior ainda explicou na matéria: "O projeto executivo deverá ficar pronto no início de dezembro e a obra será financiada com recursos estaduais, conforme tratativas mantidas junto ao vice-governador Rodrigo Garcia e apoiadas pelo deputado estadual Rogério Nogueira". Tudo estaria de bom grado, se o dinheiro realmente tivesse vindo. Mas não veio.

Assim, a promessa do equipamento ficar pronto em 2022 foi pelos ares. A intervenção do deputado Rogério Nogueira não passou de uma jogada de marketing visando a eleição de 2022. E o prefeito acreditou piamente que isso iria mesmo acontecer. Mas não aconteceu!

O então superintendente do SAAE Salto, ressalta na matéria de 2021 que a nova ETA Pedra Branca irá contribuir significativamente no abastecimento dos saltenses: "Essa construção permitirá tratarmos a água da Lagoa da Conceição e do Piraí, ficando também apta a tratar água da nova barragem do Ribeirão Piraí".

Agora, para cumprir a promessa, Laerte Sonsin Junior deverá usar recursos próprios para atender toda a região Sudeste da cidade cujo equipamento terá 23 mil m2 e a construção ocupando cerca de 18 mil m2. Também no local está previsto o tratamento de resíduos de lodo, em conformidade com as exigências do meio ambiente sustentável.

Só que até agora, nada saiu do papel. E já estamos em 2023. Que prevaleça o bom senso.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003