Trem Republicado

2020 E SEU LEGADO DE APRENDIZAGEM por Rose Ferrari

Por Wellington Caposi em 15/01/2021 às 17:55:24

2020 vai terminando como um ano que entrará para a história marcado por imensas transformações nas mais diversas áreas, muitas delas decorrentes da pandemia de Covid-19, que impôs o isolamento social, as mudanças de hábitos, a suspensão de eventos e um aprendizado - a fórceps para muitas pessoas - do uso da tecnologia digital, da internet e das redes sociais.

Na literatura e no mundo dos livros não foi diferente. A Bienal do Livro de São Paulo, maior evento literário da América Latina, contou, de 7 a 12 deste dezembro, com sua primeira edição inteiramente virtual. O Prêmio Jabuti, que teve sua cerimônia de premiação em novembro, com Maria Júlia Coutinho na apresentação, também foi todo virtual. Muito mais que isso, num ano em que o mundo fechou as portas, abriram-se as janelas, físicas e virtuais, para a comunicação entre as pessoas. Os livros - físicos ou e-books - foram as janelas da nossa alma.

Até mesmo em nossa querida Salto, autores que sequer haviam pensado em lançar suas obras em tempos tão difíceis financeiramente aproveitaram a oportunidade trazida pelos recursos federais da Lei Aldir Blanc - chegados muito atrasados, registre-se! - para produzirem cinco e-books disponíveis para download: André Palhardi, com "O tesouro do Salto"; Marcelo D"Amico, com "Contos crônicos"; Mércia Falcini (coord.) com "Aos que virão depois de nós - Crônicas de educadores sobre o fechamento das escolas em 2020"; Renan Martins, com "Palavras"; e Yuri Barbosa, com "Contos arrepiantes de Salto".

O pensar, o discutir e o refletir sobre as letras e as produções literárias, prejudicados pelo distanciamento social, levaram até mesmo a Academia Brasileira de Letras, do alto de seus 123 anos de tradicionalismo, a vencer as barreiras físicas e lançar-se no mundo virtual com uma série de podcasts com a participação de nomes consagrados como Ignácio de Loyola Brandão, Ana Maria Machado, Zuenir Ventura, entre outros.

A Academia Saltense de Letras, que teve seu mais importante evento - a Semana Cultural Ettore Liberalesso - cancelado em março, já ia vendo passar em branco o ano de 2020, por conta das dificuldades em reunir seus membros em favor de uma atuação coletiva. Um grupo de acadêmicos, no entanto, não perdeu a oportunidade de discutir importantes temas do mundo dos livros, e abraçou o desafio de realizar comigo um seminário virtual no formato de live, patrocinado com recursos da Lei Aldir Blanc. Assim nasceu o Webinário Caminhos da Literatura.

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, o webinário abordou os temas: "Por um Brasil mais leitor", com a participação dos acadêmicos Marco Ribeiro, Alberto Manavello e Anna Osta, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Muoti2gLZ_A&t=48s; "Poesia em alta", com Marilena Matiuzzi, Leandro Thomaz de Almeida e Núbia Istela, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6FjDw9u6Ycs&t=19s; e "Contos de fadas", com Christina Noronha Liberalesso, Cynara Lenzi Veronezi e João Carlos Milioni, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pErJkRJI77c&t=6s. Vale conferir, pois é um evento que veio para ficar.

__________________________________

ROSE FERRARI é jornalista, pós-graduada em Língua e Literatura e MBA em Gestão e Mídias Digitais. Produtora Cultural e diretora da Mirarte Editora de Conteúdo.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003