Trem Republicado

Sem programa de habitação há anos, Salto não está habilitada em Programa Federal de moradias

Situação se agrava e não existe luz no fim do túnel.

Por Wellington Caposi em 25/05/2022 às 08:28:12

Certas coisas causam vergonha quando olhamos para uma realidade que poderia ser diferente, não fosse os interesses trocados na administração pública. Desde 2005 existe no Brasil o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social que tem como objetivo principal implementar políticas e programas que promovam o acesso à moradia digna para a população de baixa renda. Itu está lá habilitada. Indaiatuba também. E aqui Salto, adivinhe? NÃO!


O SNHIS centraliza todos os programas e projetos destinados à habitação de interesse social, é a forma de a cidade conquistar programas sociais de moradia. Não temos CDHU, não temos programa municipal habitacional e ainda desperdiçamos a chance de estarmos num programa federal.

A CDHU, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, está neste mês de maio com 10.619 Unidades Habitacionais em construção. Nada aqui em Salto. O ex-prefeito Geraldo Garcia, antes de deixar a cadeira do executivo deu publicidade a um termo de interesse junto a CDHU para a construção de 100 casas na cidade - até hoje nada feito por problemas existentes no local, que não foi aprovado para construção. Vale lembrar que por anos tivemos um superintendente do CDHU, aqui em Salto, que só recebia seu gordo salário.


O número de habitações irregulares cresce num ritmo avassalador na cidade. Por falta de um planejamento consistente que deveria vislumbrar uma política pública concreta e certeira para esse problema. O caso dos moradores do Jardim Marília, queira o executivo ou não, é um problema nosso, da cidade. A justiça já está tratando do tema, mas a lição de casa tem sido feita? Pelo jeito, NÃO.

A resposta deve agora vir dos homens públicos...

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003