Trem Republicado

Ainda existe esperança...

Por Wellington Caposi em 19/12/2020 às 07:59:06

Um ditado popular diz: "A esperança é a última que morre". Mas, a esperança não pode morrer, pois ela é a chama que nos fornece luz aos horizontes sombrios e permite-nos enxergar novos caminhos. Nesta última eleição, a população de Salto mostrou que estava claramente cansada da casta política que os governa até o final deste mês, mais empenhada em atender interesses particulares do que os coletivos públicos. Afinal, não é possível pensar em avanços, consertos e novas propostas sem a reconfiguração do universo político que rodeia nossa cidade. Foi-nos mostrado um novo caminho, o contrato entre representantes e representados se quebrou. Mais ou menos dessa forma: "se com esses políticos não está funcionando, mudemos então os políticos".

Podemos dizer que alguns cidadãos, pensando que tudo podiam, fizeram da política um "pano sujo" e a tarefa agora é recuperar o sentido genuíno da palavra. Para tanto, antes de observar interesses partidários ou princípios ideológicos, a consciência cidadã de cada vereador precisa enxergar e buscar o que e como promover o bem de todos. Cultivar uma boa política é contribuir para ultrapassar a velha dinâmica que prioriza uma busca egoísta pela satisfação de interesses pessoais ou de pequenos grupos. Temos enxergado muito isso em Salto nos últimos anos.

Para realmente dizer a verdade, a política não pode ser identificada como conjunto de trapaças e outras atitudes que revelam apenas mesquinhez.

Dos 17 vereadores da legislatura que termina no findar deste ano, apenas seis deles restaram. Um desses reeleitos, filmado fazendo "boca de urna", o demonstra até falta de decoro. Dos outros cinco eleitos, um já foi vereador no passado e dentre os vereadores mais votados, quatro são jovens. Podemos então concluir que a RENOVAÇÃO começou.

Mas ainda é preciso avançar mais. O bem comum precisa ser a meta de todos: de cidadãos, do prefeito e dos vereadores. O cidadão sempre em primeiro lugar, depois os outros. Mais importante que dar o passo para qualificar essas instâncias do poder é reconhecer o real objetivo da política: Tanto o prefeito quanto os vereadores estarem a serviço da vida.

Sendo dessa maneira, o TERRATAVARES, imbuído da mais democrática atitude de pleitear, publicamente defende que a RENOVAÇÃO DE ATITUDES seja total na Câmara de Vereadores de Salto, com uma mesa diretora NOVA, SEM VÍCIOS e INDEPENDENTE. Que haja sadios debates com o prefeito e secretários para melhores soluções a cada problema e nunca determinações tomadas em gabinete em troca de favores pessoais. Assim sendo, como sugestão para o atual momento político, na opinião deste veículo de informação, a mesa diretora ideal da Câmara seria formada por FÁBIO JORGE (presidente); MARCIO CONRADO, ou PRETO, ou CORDEIRO ou CÍCERO LANDIM (vice-presidente); DANIEL BERTANI (1º secretário) e HENRIQUE BALSEIROS (2º secretário). Esse é o verdadeiro desafio em reconhecer o autêntico sentido da política: lutar para contribuir com o bem comum e o desenvolvimento do município. E de uma vez por todas, BANIR os interesses pessoais de algum vereador, caso haja.

Não será tarefa fácil, mas como dissemos lá em cima, "a esperança é a última que morre". E, nessa NECESSÁRIA RENOVAÇÃO, a esperança não pode morrer.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003