Trem Republicado

Dezembro Verde alerta contra o abandono de animais

Por Wellington Caposi em 19/12/2020 às 07:50:29

A campanha Dezembro Verde é responsável por alertar as pessoas sobre o abandono e maus-tratos aos animais. Segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, mais de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil. De acordo com Jéssica Baltazar Vergilio, médica veterinária, abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção. Antes era de apenas até um ano de detenção, agora são até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o processo passa a ser para a vara criminal e não mais ao juizado especial. "Após a mudança da nova legislação, a população passou a ter mais receio e medo, visando saber os riscos que pode ocorrer com a justiça após a comprovação do ato", explica. Ainda segundo a especialista, o abandono de animal após a pandemia cresceu absurdamente. "Os tutores relatam não ter condições financeiras para cuidar do pet e também relatam às vezes ser necessária a mudança de casa, não havendo mais espaço para criar o pet e sem mais a facilidade em manter e cuidar dos gastos do seu animal de estimação", conta Jéssica.

A veterinária ainda diz que o mês de dezembro é conhecido como o mês das festas, por consequência disso ocorre muito o abandono de animais. Viagens de tutores, mudanças de casas e cidades aumentam muito nesse período. "A campanha dezembro verde serve para nós médicos veterinários, alertamos e orientarmos os tutores sobre os devidos cuidados e responsabilidades que devem ter com seus animais de estimação", relata. Jéssica lista alguns alertas que devem ser feitos. Um dos primeiros meios para a conscientização é alertar sobre a nova legislação. Depois, sobre a guarda responsável, que está diretamente ligada à quando você vai adotar ou comprar um pet: esse animal terá um espaço para brincar? Você terá tempo para cuidar e levá-lo para passear? Terá condições financeiras para realizar todos os protocolos vacinais necessários? Terá condições financeiras para castrar o animal diminuindo o risco de fuga e superpopulação? Caso um dia esse animal venha a adoecer, terá condições de realizar todo tratamento prescrito pelo médico veterinário? "É muito importante realizar esse questionário com o tutor antes dele decidir ter um pet e orientar ele sobre todas as condições de saúde e bem-estar, e de extrema importância fazer com que ele entenda sobre o que o abandono dos animais nas ruas pode causar.

Além de ser cruel, pois eles passam fome, frio, medo, correm perigo de serem atropelados causando prejuízos à saúde pública, relacionado a acidentes de trânsitos e à superpopulação de animais, que resulta na disseminação de doenças zoonóticas (são doenças que passam de animais para seres humanos)".

A campanha Dezembro Verde é muito importante, pois é durante esse período, até o mês de janeiro que o número de abandonos aumenta. A melhor forma de conscientização é justamente abordar publicamente o tema. "Acho importante retratar a questão do abandono e dos maus tratos, pois mesmo que muitos não vejam, existe muita violência contra animais indefesos. Esse assunto precisa ser mais abordado e divulgado na sociedade porque ainda existem muitos casos no mundo", finaliza.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003