Trem Republicado

Vinícius Saudino não vota o Plano Plurianual de Salto e se desculpa alegando problemas particulares

A aprovação do Plano Plurianual de um município, talvez, seja um dos pontos mais importantes de uma legislatura. Abandonar a sessão legislativa pouco antes da votação pode ser considerado um ato de irresponsabilidade.

Por Wellington Caposi em 19/09/2021 às 20:14:54

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de quatro anos, começando a vigorar no início do segundo ano do mandato do prefeito eleito e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento da gestão de um município. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Sabemos que o vereador é o agente político mais acessível a qualquer cidadão: ele pode ser nosso vizinho, nosso amigo, parente ou residir em nosso bairro. O vereador pode ser um empresário, um professor, um profissional da saúde, um agricultor. Enfim, o vereador é aquele que mais sujeito está às demandas e necessidades sociais, dado que o Poder Legislativo - o parlamento - é composto, em regra, pelas principais forças políticas de uma comunidade, possuindo estreitos laços de vínculo para com esta mesma comunidade. No âmbito de sua função legislativa, compete à Câmara de Vereadores apreciar os principais instrumentos de planejamento de políticas públicas a serem executadas pelo Poder Executivo Municipal: o Plano Plurianual (PPA); a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

De nada adianta um vereador publicar vídeos e fotos criticando o prefeito e sua gestão, se quando lhe é dada a oportunidade de analisar e votar um instrumento de planejamento, simplesmente ele abandona a sessão legislativa. Foi o que aconteceu com o vereador Vinícius Saudino que estava participando da sessão legislativa da última terça-feira, 14, que analisou e aprovou o Plano Plurianual (PPA) de Salto. Na hora da votação, o vereador deixou o plenário alegando problemas particulares, segundo ele próprio afirmou ao TERRATAVARES. Um vereador se ausentar a uma votação desse tipo significa pouca ou nenhuma preocupação com as decisões mais importantes que lhe foram confiadas pelo eleitor.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003