Trem Republicado

Água das cavas do Piraí salvam o fornecimento de água bruta em Salto

As cavas existem na região do Piraí há vários anos. Abandonadas por uma empresa de mineração são agora a salvação para a falta de água bruta na cidade.

Por Wellington Caposi em 26/08/2021 às 22:19:37

Cavas são aberturas profundas no solo, que surgem em decorrência da extração mecânica de areia. A extração de areia é uma das atividades antrópicas de exploração de recursos naturais mais impactantes ao meio ambiente. Por algum motivo - normalmente as cavas são muito profundas que atingem um lençol freático, ganhando dessa forma um bom volume d'água - isso inviabilizou a extração de areia. Quando cheias de água, acabam por ter aparência de uma lagoa comum, mas devido a sua grande profundidade armazenam uma grande quantidade de água.

Situadas em território saltense, foram exatamente essas cavas abandonadas por uma empresa de extração de areia na região do ribeirão Piraí que devem minimizar o longo período de estiagem que atinge a nossa região. Consultado pelo TERRATAVARES, o superintendente do SAAE Salto nos falou que "desde que visitei o local, a cerca de dois meses, passei a analisar a qualidade da água já pensando no seu uso emergencial pelo momento que estamos passando". Ernivan Balieiro ainda defendeu que a idéia é transformar as cavas em uma reserva natural de água bruta para ser o pulmão de abastecimento da cidade em épocas de estiagem.


Visando reforçar o volume de água do ribeirão Piraí, o SAAE Salto passou a bombear desde a última quarta-feira, 25, a água bruta dessas cavas. Tudo para garantir uma captação mínima que permita melhorar o abastecimento da cidade. Uma segunda bomba também já foi disponibilizada pelo SAAE Indaiatuba para ajudar na operação da transposição da água da cava diretamente para o ribeirão Piraí, que passa logo ao lado. Somadas, a vazão de bombeamento das duas bombas, chega-se a um volume de água bem próximo da outorga, ou seja, 360 litros de água bruta por segundo. Nas atuais condições dessa intensa estiagem isso é quase um milagre.

O fato também mostra, que diferente de críticas até pesadas de alguns vereadores, que julgavam os gestores atuais da autarquia inoperantes; o SAAE Salto não estava parado e sim analisando e buscando alternativas reais e concretas, como essa, que de fato vai diminuir em muito o impacto da falta de chuvas.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003