Trem Republicado

Henrique Balseiros denuncia suposto pagamento irregular à servidores e aciona o Ministério Público

Gratificações do SUS, segundo o vereador, estariam sendo pagas a servidores concursados que não trabalhavam na Saúde.

Por da Editoria. em 15/07/2021 às 00:30:33

Em política tudo é como nuvens - cada vez que se olha para o céu elas estão de um jeito. Começando sua fala na tribuna livre da Câmara de Vereadores, na sessão legislativa desta terça-feira (13), o vereador Henrique Balseiros divagou que falta de diálogo da prefeitura para com os vereadores prejudica a cidade. "Até o presente momento não houve nenhum diálogo com os vereadores. Essa falta de valorização da Prefeitura para com esta casa de leis, nos assusta. Isso gera muita aflição. O trabalho bonito de ouvir a população é desprezado pela prefeitura."

Balseiros ainda falou sobre a necessidade dos setores da prefeitura trabalhar em harmonia com a Câmara, deixando vaidades de lado. "Falta humildade na Prefeitura. Não é legal falar isso, não é gostoso, não é prazeroso falar isso. E não é contra a figura do prefeito Laerte Sonsin Jr. e sim contra a conduta da administração. Não é sobre a pessoa do prefeito, sobre o pai de família que o Laerte é mas sim sobre a conduta da administração como um todo. As cobranças devem ser feitas com respeito e em nenhum momento estamos aqui para ofender a figura do prefeito". Segundo o vereador, falta maturidade na prefeitura para construir um diálogo com a Câmara de Vereadores. Na concepção do vereador ao não dialogar a prefeitura, indiretamente, despreza o povo da cidade. Na sua concepção população da cidade não é importante para o prefeito e para seus secretários.


Toda essa introdução feita por Balseiros foi para justificar sua ida ao Ministério Público em nome da ética na administração pública. Ao averiguar o Portal da Transparência o vereador argumenta, em sua fala, que não é legal ou prazeroso fazer isso. Mas é necessário. Sua denúncia se baseia, supostamente, em alguns servidores da secretaria da Administração, um servidor da secretaria de Finanças, outro da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, além de outro da Secretaria Municipal de Obras (hoje afastado por problemas de saúde) estavam documentalmente locados como estivessem trabalhando na Secretaria Municipal da Saúde, e por conta da lei 3841/2020 eles receberam 30% a mais sobre seus salários nominais.

Segundo o vereador, esses são detalhes que o assustam pois geram uma reflexão sobre o futuro. Para Balseiros, fazer política é olhar adiante e acreditar num caminho melhor para a cidade. Acreditar num futuro melhor. Ainda citou Mario Covas que disse: "A conciliação da política é possível. A conciliação com a honra e a verdade também é possível." Finalizou, enfatizando que a Justiça deverá apontar se há ou não algo gravíssimo acontecendo na Prefeitura. Balseiros ainda postou detalhes de sua denúncia nas redes sociais.

O vereador Daniel Bertani enalteceu Balseiros pela denúncia apresentada que mostra a atuação independente do vereador. "O Balseiros é do Partido Liberal, o mesmo do prefeito Laerte Sonsin Jr. Quem imaginaria ou diria que um rapaz do partido do prefeito fizesse o que tem que fazer como vereador. Há alguns anos passados, se isso acontecesse levaria com sobras, um belo puxão de orelhas". Consultado pelo TERRATAVARES, o prefeito Laerte Sonsin Jr, nos respondeu enfaticamente: "Nunca autorizei qualquer pagamento do SUS para quem não atua na Saúde. Então, a acusação do vereador é - no mínimo - estranha. Falaciosa até. Vamos esperar a Justiça para avaliar e determinar quais medidas judiciais iremos tomar."

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003