Trem Republicado

Governo Doria inclui 778 escolas no programa de Ensino Integral para 2022

Duas novas escolas de Salto com Ensino Integral. Itu tem agora mais 3 escolas no PEI.

Por Wellington Caposi em 12/07/2021 às 20:25:13

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira, 12, a inclusão de mais 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Com isso, serão 1.855 escolas atendidas pela iniciativa. Ao lado da secretária estadual da Educação, Rossieli Soares, Doria falou sobre a expansão do Programa durante evento realizado no Memorial da América Latina, que reuniu diretores, supervisores e outros representantes das unidades educacionais. "Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros", disse Doria.

A expectativa da secretaria da Educação do Estado de São Paulo é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades. "Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo", afirmou Rossieli. A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DE"s) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.

O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas. Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 - Educação Integral - prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.

Itu teve três escolas incluídas no PEI enquanto nossa cidade, duas (E.E. Benedita de Rezende e E.E. Irmã Maria Nazarena Correa).

Confira aqui as escolas com adesão ao Programa Ensino Integral.

Tags:   Brasil
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003