Trem Republicado

PolĂ­cia Federal cumpre mandados contra Fake News em Indaiatuba

Por Wellington Caposi em 24/10/2020 às 12:01:45

A PolĂ­cia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (23), dois mandados de busca e apreensão relacionados a uma denĂșncia de notĂ­cias falsas com fins eleitorais em Indaiatuba. Segundo a apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, trata-se da primeira operação contra fake news eleitoral no estado de São Paulo. De acordo com a investigação, foram apreendidos computadores, notebooks, celulares e dispositivos fĂ­sicos de armazenagem de dados que seriam utilizados para produzir e disseminar notĂ­cias e acusações falsas na internet contra "candidato a cargo eleitoral" no municĂ­pio.

Fernando Marciano Golia, delegado da PolĂ­cia Federal, responsĂĄvel pela investigação, explica que, com o cumprimento dos mandados, agora a apuração serĂĄ aprofundada para ter certeza se a denĂșncia procede. "Foram vĂĄrios elementos que foram se agrupando e que levaram a indĂ­cios de que estava sendo preparado um material para ser usado como fake news, divulgando fatos inverĂ­dicos a respeito de candidatos"; diz Fernando. Os mandados foram cumpridos em uma casa e na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, entidade ligada à prefeitura.

O delegado ainda explicou que, num primeiro momento, a FIEC não tem relação com a denĂșncia e que o alvo foi um funcionĂĄrio dessa fundação: "Até o momento, os indĂ­cios que nós temos é de que uma das pessoas que trabalha na Fiec estaria promovendo a elaboração e execução dessas fake news. Coincidentemente, a pessoa é residente na casa onde a PF fez a busca e apreensão", disse Fernando.

Em nota oficial, a prefeitura de Indaiatuba informou que não teve acesso ao processo em questão e que só tomou conhecimento dos fatos no momento da ação da PolĂ­cia Federal. A administração informa, ainda, que estĂĄ à disposição para colaborar com as autoridades policiais no que for necessĂĄrio para o esclarecimento dos fatos e que serão tomadas as medidas administrativas cabĂ­veis com relação ao servidor.

Comunicar erro
Fale conosco

ComentĂĄrios

TT003