Trem Republicado

Secretaria da Cultura de Salto abre inscrições para Curso de Produção de Eventos Culturais

Serão disponibilizadas 12 vagas para o curso, que é gratuito e tem início em 26 de junho.

Por Wellington Caposi em 31/05/2021 às 13:20:02

Estão abertas as inscrições para o curso GRATUITO de Produção de Eventos Culturais, uma das ações promovida pela Secretaria Municipal da Cultura de Salto; com apoio da Bravo Cultural e do Fecomercio Itu. O projeto busca promover a formação profissional do Produtor Cultural e consolidar sua atuação no mercado de trabalho da cidade. O curso se destina aos profissionais e iniciantes com atividades na área de produção ou que estejam buscando se inserir no setor, e que tenham disponibilidade para participação das aulas presenciais que serão realizadas todos os sábados das 14 às 17h. Serão disponibilizadas 12 vagas para o curso que tem início em 26 de junho e vai atender prioritariamente interessados em conhecer como é feita uma Produção de Eventos Culturais, e que já possuam inserção no mercado ou estejam buscando esse espaço no segmento cultural.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1 | Panorama Cultural em Salto

O que se faz de produção cultural em Salto? Quem são os produtores, artistas, espaços e o público. O que nos distingue de outras cidades?

Aula 2 | Planejamento Inicial

Perceber quais as caraterísticas que definem um bom produtor. Início do processo de planejamento. Desenvolvimento e interpretação da ideia-conceito. O que eu necessito para isso?

Aula 3 | Mapa de Produção

Desenvolvimento do conceito e início da formação do mapa de produção. Avaliação de recursos humanos, materiais e temporais e estratégias. Atribuição de responsabilidades.

Aula 4 | Cronograma

Aprender como fazer um cronograma. Criar a estrutura base, listar as diversas tarefas, atribuir-lhes responsáveis e prazos. Perceber a ligação e influência entre essas diferentes responsabilidades. Montar um planejamento financeiro do evento.

Aula 5 | Viabilização do evento

Identificar os possíveis apoios e patrocínios na cidade. Aprender a falar a linguagem do empresário. Negociar trocas culturais.

Aula 6 | Espaços

Tipos de espaço e os equipamentos disponíveis do espaço. Interpretação de riders técnicos. Aprender a escolher o espaço para o evento.

Aula 7 | Plano do evento

Plano do evento (montagens / evento / desmontagens / avaliação). Planejamento do evento por ações, atribuindo hierarquias de decisão, ordem de montagens e delegando responsabilidades aos colaboradores.

Aula 8 | Dinâmicas de redundância

Análise do risco e dos fatores que reduzem ou aumentam a probabilidade de algo dar problemas. Criação de dinâmicas redundantes de verificação nas tomadas de decisão.

Aula 9 | Apresentação de evento

Resposta ao desafio colocado no início do curso. A turma, em conjunto e dividida por tipo de responsabilidade, irá produzir um evento cultural para a Secretaria da Cultura e apresentá-lo publicamente.

Aula 10 | Balanço e Avaliação do evento

Análise e reflexão crítica do evento. Balanço do curso. Como criar modelos de avaliação que perdurem e se tornem instrumentos úteis em eventos futuros. Esta aula terá a participação do Secretário da Cultura e seu diretor para suas considerações sobre o evento apresentado.

Aulas sempre aos sábados, sempre das 14h às 17h em local a ser definido pela Secretaria da Cultura de Salto. O CURSO É GRATUITO, é apoiado pelo FECOMERCIO Itu e as inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal da Cultura, fone 11 4029.4718. As aulas começam em 26 de junho.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003