Trem Republicado

Trabalhadores da Santa Casa de Itu reclamam de falta de pagamento, após rompimento de contrato

Profissionais da Saúde reclamam da falta e do atraso dos pagamentos, referentes ao período de gestão do Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS).

Por Wellington Caposi em 23/04/2021 às 11:58:38

Após uma série de mudanças na gestão hospitalar, os trabalhadores da Santa Casa de Itu continuam enfrentando dificuldades para receber os pagamentos. No dia 7 de abril, a prefeitura informou que o contrato emergencial firmado entre a Santa Casa e o Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS) havia sido rompido. Desde então, a empresa responsável pela gestão - também em caráter emergencial - é a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo.

Na época, o poder público informou que a INCS "não cumpriu obrigações contratuais na prestação dos serviços, resultando na interrupção dos repasses, efetuados na modalidade fundo a fundo" (via governos federal e estadual). A situação está sendo tratada em âmbito judicial, no entanto, os trabalhadores reclamam da falta e do atraso dos pagamentos referentes ao período de gestão do instituto. De acordo com o sindicato da categoria, os trabalhadores foram demitidos após a rescisão do contrato com o INCS.

Outros 360 trabalhadores estão sem receber o salário de março e sem o pagamento das verbas rescisórias. Em nota, o instituto informou que o repasse de verbas é feito pela prefeitura, e que só depois do repasse pode fazer o pagamento aos trabalhadores. Também afirmou que entrou com uma ação judicial para que isso seja feito o quanto antes, mas a liminar expedida pela Justiça foi revogada. Por outro lado, a prefeitura informou, também em nota, que "o INCS já recebeu repasses em valores suficientes a arcar com todas as obrigações contraídas durante a vigência contratual, sendo dever da entidade quitar os débitos junto a seus funcionários e fornecedores".

Impasse

A prefeitura de Itu confirmou a intervenção da Santa Casa em novembro de 2020. O hospital era administrado pela Sociedade São Camilo havia 11 anos, mas o contrato venceu em setembro e não foi renovado. A INCS foi contratada emergencialmente para lidar com as questões trabalhistas. A intervenção provocou tumulto entre os pacientes que buscaram atendimento na unidade no dia 1º de dezembro. Segundo relatos, houve demora e muitas pessoas não conseguiram ou deixaram de ser atendidas. Uma técnica de enfermagem, contou que, depois que a Sociedade São Camilo deixou a administração, não houve um comunicado oficial a respeito da situação dos trabalhadores da Santa Casa.

Na época, a prefeitura informou que passou o contrato emergencial de gestão, no dia 30 de novembro de 2020 para o Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS). O prefeito Guilherme Gazzola disse também que o poder público não tinha nenhuma relação com as questões trabalhistas. Ainda segundo a prefeitura, a Irmandade da Santa Casa e a Sociedade Beneficente São Camilo estão respondendo ao Ministério Público do Trabalho. O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Sorocaba (SP), também abriu uma investigação para apurar irregularidades na antiga administração da Santa Casa de Itu.

A licitação para definir a empresa que assumirá em caráter definitivo continua em andamento.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003