Trem Republicado

O Assunto: ESPECIAL ELEIÇÕES - ViolĂȘncia na polĂ­tica

Por Wellington Caposi em 17/10/2020 às 02:49:23

Somente em 2020, são mais de 70 polĂ­ticos assassinados no Brasil - o ponto mais alto, até agora, de uma curva em ascensão. E nesta eleição municipal, a PF afirma que hĂĄ risco de interferĂȘncia de milĂ­cias e outros grupos criminosos em 18 Estados. VocĂȘ pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferĂȘncia. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

A quatro semanas do primeiro turno, o Brasil contabiliza mais de 70 assassinatos de polĂ­ticos em 2020. Atentados contra candidatos e detentores de mandato são a manifestação mais explĂ­cita da violĂȘncia que contamina o processo eleitoral. E, segundo levantamento da PolĂ­cia Federal, em 18 Estados hĂĄ risco de interferĂȘncia de milĂ­cias e outros grupos criminosos na campanha. No terceiro episódio da série especial de O Assunto sobre o pleito municipal, Renata Lo Prete conversa com Pablo Nunes, coordenador-adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, que desde janeiro mapeia esses ataques. E com Bruno Paes Manso, jornalista, pesquisador do NĂșcleo de Estudos da ViolĂȘncia da USP, que em livro recém-lançado retrata a ascensão das milĂ­cias. Juntos, eles analisam casos recentes e o marco representado pelo assassinato, em 2018, da vereadora Marielle Franco - do qual até hoje não foram apontados os mandantes, a despeito da enorme repercussão. Pablo e Bruno também exploram as origens da relação entre poder e violĂȘncia no paĂ­s. A série terĂĄ dez episódios, lançados sempre aos sĂĄbados.

Desde o dia 3 de outubro vai ao ar, semanalmente, uma edição especial com anĂĄlises sobre as eleições municipais e convidados especiais. Apresentado por Renata Lo Prete, "O Assunto – Especial Eleições" terĂĄ 10 episódios, disponĂ­veis no G1 e em plataformas digitais de ĂĄudio.

Renata Lo Prete destaca a importĂąncia de debater o tema, jĂĄ que o resultado das eleições municipais tem interferĂȘncia direta na rotina diĂĄria dos brasileiros. "A série "Especial Eleições" vai discutir os temas mais relevantes do pleito deste ano em conversas com cientistas polĂ­ticos, especialistas em pesquisas e demais profissionais da ĂĄrea. Serão episódios de debates de ideias, voltados para disputas especĂ­ficas, sem interferĂȘncia no material que disponibilizamos nos outros dias da semana", explica a apresentadora. Com mais de 37 milhões de downloads, é uma fonte de informação para o jovem: 40% do seu pĂșblico tem entre 15 e 34 anos. Desde a estreia do podcast, foram quase 300 episódios com cerca de 400 entrevistados sobre temas como polĂ­tica, economia, meio ambiente, saĂșde, cultura e educação.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete.


O QUE SÃO PODCASTS?

Um podcast é como se fosse um programa de rĂĄdio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rĂĄdio, a gente acha na internet. De graça.

DĂĄ para escutar num site, numa plataforma de mĂșsica ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trĂąnsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temĂĄticos, contar uma história Ășnica, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possĂ­vel ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Comunicar erro
Fale conosco

ComentĂĄrios

TT003