Trem Republicado

Em reunião com vereadores, SAAE detalha problemas da falta de água na cidade

Ernivan Balieiro e equipe estiveram na Câmara de Vereadores para apresentação dos problemas e possíveis soluções.

Por Wellington Caposi em 11/02/2021 às 17:05:06

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), a reunião entre vereadores e a superintendência do SAAE, representado pelo chefe da autarquia, Ernivan Balieiro, que ocorreu após requerimento apresentado pelo vereador Antonio Cordeiro para explicações e possíveis respostas a diversos questionamentos. Ao responder a situação na qual o SAAE foi encontrado, Ernivan destacou que a frota estava toda sucateada e quebrada; um decantador - dos três disponíveis com fissuras (tincas) sérias e, portanto, sem uso; além de um módulo de abastecimento da região do Santa Cruz que estava desativado e corresponde a menos 300 mil litros de água para aquela região que mais sofre na cidade. Com relação ao decantador, o maior custo será com a impermeabilização do reservatório que terá de ser toda refeita, numa necessária obra que durará cerca de 8 meses para ficar concluída. Isso, após finalizar o estudo que o SAAE está fazendo. Já para a frota, Ernivan disse que em 30 dias veículos e equipamentos estarão disponíveis para utilização e quanto ao módulo do Jardim Santa Cruz, também é uma obra que levará 5 meses para sua conclusão.


O superintendente fez questão de apresentar detalhes do planejamento que vem sendo executado pelo SAAE, visando resolver os problemas e em resposta ao requerimento do vereador Cordeiro, ele explicou que na obra de interligação do booster da Avenida dos Trabalhadores - que gerou um impacto na distribuição da água - houve uma mudança de projeto, confirmando a fala de alguns vereadores em sessões anteriores. Explicando essa mudança, Ernivan disse que foi tudo foi acordado junto a empresa responsável bem antes da execução e que a mesma se prontificou a realizar, pois a mudança foi à nível técnico. "Hoje naquele booster são duas redes, uma nova e outra velha. Ao interligar a rede nova a velha seria fechada e não mais utilizada. O que resolvemos fazer foi melhorar o serviço, colocando um "T" e mantendo em funcionamento a rede nova e a rede antiga, levando mais água para aquela região, porém a empresa fabricou as peças e na hora da instalação surgiram problemas. Agora estamos contratando uma nova empresa para realizar essa interligação. No momento, a região do Santa Cruz está sendo abastecida atualmente somente pela rede antiga", destacou Ernivan.

Ainda com relação a nova linha de água para aquela região, Ernivan explicou que não foram feitos os testes para verificação de vazamentos na rede e de pressão e que antes de realizar a manobra no booster, foi necessário realizá-lo e diversos problemas foram encontrados.


Diversos vereadores fizeram questionamentos a respeito de uma falha de comunicação por parte do SAAE, onde os horários anunciados não eram mantidos e Ernivan rebateu que foi feito todo o possível através das redes sociais, carros de som e rádios da cidade, além de uma coletiva de imprensa para apresentação do problema e nesta, somente o TERRATAVARES esteve presente. Ainda em sua fala, Ernivan destacou que o maior problema enfrentado pela cidade se dá no alto consumo enfrentado em razão do número de ligações. Em 2014, a cidade tinha 24 mil ligações de água e em 2021 este número subiu ppara 51 mil ligações, o que equivale a um aumento de 112%. No entanto, a quantidade de água captada e tratada na cidade é a mesma desde 2014 até agora, um total de aproximadamente 400 litros por segundo.

Estes números mostram de fato um problema crônico existente na cidade: a falta de planejamento. Atualmente há 12 loteamentos horizontais aprovados, 10 pré-aprovados e 2 em estudo, além de 7 condomínios verticais aprovados o que acrescentará em nossa rede, mais 14.328 novas ligações de água.

____________________________

NOTA DA EDITORIA: Os números mostrados pelo superintendente do SAAE mostram a gravidade do problema para a cidade. Somos favoráveis ao desenvolvimento e crescimento, mas tudo dentro da coerência e sustentabilidade.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003