Trem Republicado

Quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas no ranking das 20 cidades Top de São Paulo

Indaiatuba, Americana, Campinas e Hortolândia estão entre as melhores cidades para se viver do estado.

Por Wellington Caposi em 15/05/2023 às 07:54:30

Um estudo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), formado por professores da USP, UFSCar e Fatec-SP, coloca quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas entre os 20 primeiros colocados do ranking com avaliação do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte (acima de 200 mil habitantes). Indaiatuba foi destaque ocupando a primeira posição na classificação global método NEC, onde são considerados indicadores Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas. Americana aparece em quarto lugar na classificação, seguida por Campinas, em 8º, e Hortolân na 10ª posição.

O professor Antonio Pinto Alves, coordenador do estudo, afirma que método NEC retrata de forma mais completa o nível de desenvolvimento (qualidade de vida) dos municípios. A classificação com base no IDH tradicional desconsidera as áreas de segurança, meio ambiente, mobilidade e finanças públicas, com grande relevância na avaliação. O IDH tradicional, com classificação global, onde são considerados indicadores de Saúde, Educação e Economia, Indaiatuba obteve média ainda maior, de 9,73. Nesta lista, Americana é a quarta, com 8,67, e Campinas a sétima, com 8,13. Hortolândia está em 11º, com 7,87, e Sumaré em 16º, com 6,80. A classificação global de IDH Verde (Saúde, Educação, Economia e Meio ambiente) tem Indaiatuba novamente na liderança, com 9,40, à frente de Americana, segunda colocada com média 9,0. Campinas fica em quinto lugar, com 8,40, e Hortolândia 11ª, com 7,60.

Indaiatuba se destaca no ranking como a cidade com os melhores índices de Economia, Saúde e Educação que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comparar o desenvolvimento socioeconômico dos países e pelo método do Núcleo de Estudos das Cidades que incluem além das três áreas mencionadas, completam com segurança, meio ambiente, mobilidade, economia e finanças públicas.

Conforme o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA) dados de 2022, a cidade de Indaiatuba foi considerada a segunda mais segura do Brasil, atrás apenas de Jaú. Valinhos vem logo seguida. A justificativa está no investimento em tecnologia.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003