Trem Republicado

Computador da Câmara de Vereadores não consegue transmitir as sessões legislativas

Problemas desde o começo janeiro impedem o cidadão, de saber o que acontece nas sessões e audiências.

Por Wellington Caposi em 24/02/2023 às 16:34:01

Mais uma vez a máxima "Faça o que digo, mas não o que faço" valeu na sessão legislativa desta semana, quando novamente, o cidadão que tentou acompanhar a sessão legislativa desta última quinta-feira, 23, e se frustrou. A maioria dos vereadores - de alguma forma - sempre critica a Prefeitura pelo não funcionamento da internet, em vários de seus departamentos públicos. No entanto, mesmo com uma internet com boa qualidade, a Câmara de Vereadores não consegue nem transmitir e ao menos gravar sessões legislativas e audiências realizadas no plenário.

A impossibilidade de fazer essas transmissões acontece porque o computador da TV Web - pasmem - está enfrentando problemas desde o início do ano. Ou seja, quase 60 dias já se passaram e somente nesta semana, uma nota oficial da Assessoria de Imprensa da Casa explicou que o problema ainda deve perdurar por algumas semanas ainda.

Diz a nota: "A Câmara de Salto informa que, por problemas técnicos apresentados no computador da TV Web, o qual realiza as transmissões e gravações (de vídeos) das atividades realizadas no plenário e na sala de reuniões, provavelmente nas próximas semanas não haja transmissão/gravação das sessões, reuniões de comissões (e outras) e das audiências públicas. Ressalte-se que está em andamento o procedimento para substituir as peças necessárias ao conserto do equipamento".

Assim, a sessão legislativa desta quinta-feira, 23, não teve transmissão online mais uma vez. De forma idêntica, o cidadão ficou a ver navios e sem saber como e o que aconteceu na Audiência Pública da Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira, 24. Também assim será na Audiência Pública da Secretaria de Finanças, que acontece na próxima segunda-feira, 27. Demorar 60 dias para informar que o problema persiste, é algo inaceitável em plena era da informação, onde a manutenção de um computador é serviço corriqueiro que se encontra em qualquer esquina da cidade.

A Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Salto també informa que o sistema de som ainda está funcionando normalmente, o que permite a gravação do áudio das atividades para posterior inserção na página da TV Web. Percebam tanto atraso. Antes era necessário adquirir câmeras caras, computador com placas de vídeo e softwares específicos. Hoje não é mais necessário. Com uma boa câmera é possível pelo YouTube - que permite a realização de lives -, desde que a Câmara de Vereadores possua um canal específico, armazenar e centralizar todos os vídeos gravados. Outra vantagem é a possibilidade de incorporar esses vídeos e o link da transmissão ao vivo, diretamente no site da Câmara de Vereadores. Tudo isso pode ser feito de um notebook normal.

Quanto ao computador, já é chegada a hora de aposentá-lo de vez.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003