Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POR QUE NÃO?

Salto poderá ter até 19 vereadores em 2025

Pelos dados do IBGE que colocou a cidade com 142 mil habitantes, número de cadeiras pode aumentar. Isso depende apenas dos próprios vereadores.


Alegria para alguns, esperança para outros. Que em 2025 não teremos apenas 11 vereadores legislando em nossa cidade, isso já é fato consumado. A discussão que está havendo, de acordo com o que alguns vereadores falaram, estava da seguinte forma: uma proposta seria apresentada para 17 cadeiras, mas que o número final seria de 15 vereadores para a próxima legislatura.

O que ninguém contava é que os dados da prévia do CENSO 2022 colocariam a Estância Turística de Salto numa faixa de habitantes que a legislação permite que a alteração ocorra, tendo como base o argumento da representatividade. Se o número do IBGE mostrasse algo na casa dos 120 mil habitantes, como se esperavam, também seria permitido a ampliação no número do legislativo, mas teria um peso menor no argumento. Com 142 mil habitantes, para os candidatos de plantão, a eleição começa mais cedo.

Claro que para que a alteração ocorra, os vereadores desta legislatura atual deverão apresentar uma emenda a Lei Orgânica Municipal para que a alteração possa valer já para as próximas eleições. E isso, certamente, será feito.

No caso específico de Salto, com população estimada em 141.988 pessoas, são permitidos até 19 parlamentares, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, o município pode ter até esse número de representantes na Câmara de Vereadores. Já nos custos da Câmara Municipal, ela não podem ultrapassar o limite de 6% das receitas tributárias e de transferências previstas no texto constitucional. Ou seja, o valor que é de direito da Câmara Municipal, após discutido e analisado os seus gastos e necessidades permanecem inalterados.

Mais vereadores não é o problema. Assim como o rato lá no hospital não era o problema.

O problema é o modo operante como a política local é feita. Há vereadores que foram eleitos no grupo de oposição do prefeito Laerte Sonsin Jr. e este ganha cargos comissionados na Prefeitura. Isto é renovação política?

19, 15 ou 13 vereadores só aumentariam a pluralidade da Câmara Municipal se os eleitores soubessem de fato fazer sua escolha consciente. Os vereadores são o reflexo da sociedade. Eles podem ter culpa de muita coisa, menos a de terem sido eleitos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!