Trem Republicado

Zé do Bar, saltense lenda da bocha paulista, vira tema de livro

Com 26 capítulos e 300 páginas e 341 imagens, a obra conta a história do conhecido o esportista saltense.

Por Wellington Caposi em 26/01/2023 às 14:54:27

Bem no final de janeiro acontece em Salto, o lançamento do livro "Zé do Salto, do Bar, da Bocha e do Futebol", de autoria de Marcelo Henrique Gazolli Veronez, que conta a trajetória de José Mazzer, o "Zé da Bocha" ou "Pelé da Bocha", como é conhecido o esportista de 74 anos em referência ao município em que vive desde adolescente. O evento acontece na sede da Associação Atlética Avenida, no Estádio Luiz Milanez, a partir das 9h do dia 28 de janeiro.


Com 26 capítulos e 300 páginas, a obra contém 341 imagens, muitas delas reportagens de jornal e pôsters de equipes vencedoras recuperados pelo autor para eternizar o período áureo da bocha paulista. Além de elencar os feitos na cancha entre 1960 e 2022, que são muitos - nove campeonatos brasileiros, oito Jogos Abertos do Interior, 14 Jogos Regionais, 29 estaduais e mais de 30 municipais/regionais -, o livro também mergulha na essência desse esporte trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos e que tornou-se uma manifestação cultural.

São resgatadas, por exemplo, a participação na primeira Taça Brasil de Clubes, disputada no Rio de Janeiro, em 1970, pelo XII de Outubro de Itu; das conquistas da Cerâmica Sabioni, da equipe de Sorocaba que ganhou sucessivos campeonatos estaduais e dois primeiros Jogos Regionais e Abertos do Interior da modalidade, em 1992 e 1993.


No mundo do futebol, José Mazzer ficou conhecido como Zé do Bar, alusão ao comércio adquirido pelo pai, em Salto, tão logo a família chegou de Tietê. Iniciou a carreira como amador e com o passar do tempo se tornou atleta profissional, com muitos gols e reconhecimento da imprensa local.

"Zé do Salto, do Bar, da Bocha e do Futebol" pode ser adquirido pelo whatsApp (13) 99709.5172, pelo preço de R$ 58, mais custos de envio.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003