Trem Republicado

Praça XV de Novembro recebe a Feira Afro Saltense neste sábado, 26

O ponto alto da feira será a Roda de Samba Solidária em prol do Projeto Mutuca, que acontece a mais de um ano no Jardim Marília.

Por Wellington Caposi em 25/11/2022 às 17:31:24

Neste sábado, 26, acontece na Praça XV de Novembro, no centro de Salto, a 2ª Feira Afro Saltense, que na verdade é um festival de celebração da cultura, arte, estética e vivências das pessoas pretas que através de narrativas, músicas, expressões corporais, escambo, ginga e entre outras coisas constroem sua existência em um cotidiano adverso com muita arte e resistência.

Paralelo às apresentações, barracas de petiscos e artesanatos afro completam o evento. Estarão presentes no evento expondo seus produtos, a Kapulena Artigos Africanos, Kissimbè Afro Assessórios, Associação Salto Arte e Faces Ocultas Cia. de Dança.

A programação musical começa às 14h30 com a Banda Kompa. Às 16h tem Roda de Capoeira, seguido de Samba Rock com o grupo Oito Braços Samba Rock. Às 17h é a vez da internacional Faces Ocultas Cia. de Dança, seguido da Insid Jump Urban Dance, às 17h30. Às 18h, começa a apresentação do grupo Curupira Groove e às 19h30, o balanço do Cintura de Mola.

Às 20h, começa a Roda de Samba Solidária do Projeto Mutuca.

O QUE É PROJETO MUTUCA

É um projeto social que distribui refeições solidárias - no almoço de sábado; café da manhã no domingo e uma sopa todas as segundas-feiras (a cada 15 dias). Tudo acontece na entrada da Comunidade do Jardim Marília, por Dona Selma, uma cidadã cadeirante e por voluntários que se disponibilizam a ajudá-la.


O foco do projeto é atingir crianças da comunidade - que são o futuro da cidade -, onde muitas não tem duas refeições aos finais de semana. Durante a semana, as rmerendas nas escolas municipais e estaduais suprem essa necessidade. É extremamente comovente ver as crianças indo buscar o alimento que por vezes será somente aquele dentro de casa e vai servir também aos irmãos.

O PROJETO MUTUCA já dura 1 ano e 5 meses e atende pessoas de todo o entorno da comunidade.


O principal apoio ao projeto vem da CUFA Salto - Central Única das Favelas que destina doações de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. Tem ainda o apoio da Secretaria da Ação Social e Cidadania e também de cidadãos que enviam doações e por vezes comparecem nas entregas. Também tem o apoio do Intermarília Futebol Clube.

O nome MUTUCA vem de um morador local que ajudava muitas famílias na comunidade e dedicou parte do seu tempo para ajudar o próximo. Para participar deste projeto, entre em contato com o Carlos da CUFA, pelo whatsApp 11 96379.6300. A comunidade agradece.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003