IBGE abre nova seleção com 42 vagas para recenseadores em Salto

Nove dessas vagas são específicas para afrodescendentes e duas para pessoas com deficiência (PCDs).

IBGE abre nova seleção com 42 vagas para recenseadores em Salto

Uma pessoa que trabalhar no cargo por 25 horas semanais deverá receber, no mês, R$ 1.537,96. Se optar por 50 horas na semana, a remuneração mensal poderá chegar a 3.107,96. O IBGE preparou uma calculadora online para fazer a simulação. As inscrições são gratuitas e vão até segunda-feira, 1º de agosto. Em todo o Brasil, são 15.075 vagas. Do total de vagas, 42 estão disponíveis para a Estância Turística de Salto, sendo que 9 dessas vagas serão para afrodescendentes e duas para pessoas com deficiência (PCDs).

Para se inscrever, é preciso que os candidatos levem o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, preenchido e assinado até o Posto do IBGE em Salto (Rua Finlândia, s/nº - Centro de Lazer - Sala IBGE).

Os recenseadores serão responsáveis por entrevistar moradores para a coleta de dados sobre a população. A previsão de duração do contrato é de até três meses, com possibilidade de prorrogação. A participação integral no treinamento será obrigatória. Como a remuneração será de acordo com a produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. O edital simplificado disponível no Diário Oficial da União recomenda uma jornada mínima de 25 horas semanais.

Cargo para nível fundamental

Confira abaixo os pré-requisitos para os interessados em trabalhar como recenseador:

  • Ter ao menos ensino fundamental completo.
  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
  • Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
  • Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.