Trem Republicado

IBGE abre nova seleção com 42 vagas para recenseadores em Salto

Nove dessas vagas são específicas para afrodescendentes e duas para pessoas com deficiência (PCDs).

Por Wellington Caposi em 28/07/2022 às 20:38:08

Uma pessoa que trabalhar no cargo por 25 horas semanais deverá receber, no mês, R$ 1.537,96. Se optar por 50 horas na semana, a remuneração mensal poderá chegar a 3.107,96. O IBGE preparou uma calculadora online para fazer a simulação. As inscrições são gratuitas e vão até segunda-feira, 1º de agosto. Em todo o Brasil, são 15.075 vagas. Do total de vagas, 42 estão disponíveis para a Estância Turística de Salto, sendo que 9 dessas vagas serão para afrodescendentes e duas para pessoas com deficiência (PCDs).

Para se inscrever, é preciso que os candidatos levem o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, preenchido e assinado até o Posto do IBGE em Salto (Rua Finlândia, s/nº - Centro de Lazer - Sala IBGE).

Os recenseadores serão responsáveis por entrevistar moradores para a coleta de dados sobre a população. A previsão de duração do contrato é de até três meses, com possibilidade de prorrogação. A participação integral no treinamento será obrigatória. Como a remuneração será de acordo com a produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. O edital simplificado disponível no Diário Oficial da União recomenda uma jornada mínima de 25 horas semanais.

Cargo para nível fundamental

Confira abaixo os pré-requisitos para os interessados em trabalhar como recenseador:

  • Ter ao menos ensino fundamental completo.
  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
  • Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
  • Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Tags:   Cidade
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003