"De 6 à 8 anos teremos um Rio Tietê Limpo", promete Rodrigo Garcia

Leia-se também: Papagaios de Pirata ou Urubus?

"De 6 à 8 anos teremos um Rio Tietê Limpo", promete Rodrigo Garcia

Durante sua breve e rápida passagem pela cidade de Salto, o governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia esteve em Salto pela 1º vez na condição de chefe do Executivo Paulista e foi recebido com toda a ansiedade pela equipe do prefeito Laerte Sonsin Jr. A visita principal foi a sede da CSO, onde Rodrigo Garcia conheceu o funcionamento daquele importante espaço que é a Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da cidade. Ao final do encontro, o governador atendeu a imprensa da cidade e respondeu questionamentos dos jornalistas.

Ao TERRATAVARES, indagado a respeito da verba de R$ 10 milhões de reais para a E.T.A. Pedra Branca prometida pelo seu antecessor, João Dória, o governador informou que o convênio foi assinado e em razão do período eleitoral a verba estará no caixa do município somente em novembro deste ano.

O destaque porém a afirmação de que num período curto, de 6 a 8 anos, já teremos um Rio Tietê limpo, surpreendeu a todos. Rodrigo afirmou que a experiência do Rio Pinheiros para despoluição do outro rio paulista, servirá como base para novas ações no Tietê e destacou que a cidade de Guarulhos, até 2024, terá 70% do seu esgoto tratado, já que a 2ª maior cidade do Estado, diante dos olhos de todo mundo, despejava até pouco tempo atrás, 97% de seu esgoto in-natura no Tietê.

"É um sonho que se tornará realidade, ter um Tietê limpo", destacou o governador Rodrigo Garcia que espera a liberação de um financiamento de U$ 100 milhões de doláres ( R$ 517 milhões de reais, hoje).. Falou ainda a respeito dos investimentos realizados na Polícia Civil, quando questionado pelo jornalista Nelson Lisboa (do Jornal Taperá/Blog do Nelson Lisboa) que citou a defasagem do efetivo em nossa cidade e sem dar uma resposta concreta, citou números em queda da criminalidade no estado e da convocação de novos profissionais através de concurso público.

Ao jornalista Caio Dellagiustina (do PrimeiraFeira), se colocou a disposição do prefeito Laerte Sonsin Jr. para trazer investimentos ao Hospital Municipal e para a Habitação, fez politicagem na resposta citando programas habitacionais disponíveis e que não há mais parcerias com o governo Federal para maiores programas no estado. Por fim, atendendo ao radialista Ferreira Arruda, da Amiga FM, destacou a importância da Região Metropolitana de Sorocaba como a região que mais recebe investimentos do estado.

Valeu a pena a visita, principalmente para ver o surgimento de inúmeros "papagaios de pirata" que saíram com dor no maxilar de tanto sorrirem para fotos e câmeras ao lado do governador.

A política como ela é: na pandemia, o governador João Dória, do qual Rodrigo era vice, foi chamado de ditador, insensível junto aos comerciantes, e tantas outras coisas por vereadores que nesta quarta, 27, só faltaram dependurar no agora ocupante da cadeira, como se ele não compactuasse com tudo que foi feito por Dória.