Trem Republicado

Salto recebe apenas 530 doses da vacina infantil contra Covid-19

Esse primeiro lote será somente para vacinação do público de 5 a 11 anos com comorbidades

Por Wellington Caposi em 15/01/2022 às 13:45:55
Reprodução

Reprodução

A aguardada vacina para crianças finalmente vai começar. Em Salto, na próxima terça-feira, 18, todos os postos de Saúde da cidade - exceto os dos bairros Donalísio e Salto de São José, nos quais será realizada nas escolas localizadas ao lado desses espaços - irão aplicar doses nas crianças que possuem algum tipo de comorbidades (veja a lista abaixo). Muita atenção para o horário da vacinação, que será das 9h às 12h exclusivamente para a Covid-19. As vacinas de rotina serão aplicadas somente no período da tarde. O número baixo de vacinas disponibilizadas, de acordo com o secretário da Saúde, Márcio Conrado, foi baseado na mesma métrica utilizada pelo governo do Estado de São Paulo e que até agora, não deixou faltar vacinas na cidade.

"A expectativa em Salto é vacinar 12 mil crianças. Isso depende da adesão dos pais nesta etapa. Levar para os os postos de saúde foi uma decisão que analisou que a criança nesta faixa está acostumada com o ambiente do posto, já que em sua grande maioria passam por lá. Os profissionais também já possuem uma rotina de aplicação de vacinas em crianças", destacou.

A situação atual com o avanço da variante Ômicron, além dos casos de gripe que os números impressionam também geram impacto na rede municipal de saúde. Sem falar em números exatos, Márcio afirmou que todos os postos de saúde de Salto possuem servidores afastados, "há unidades com dois, três até quatro servidores afastados, o que dificulta ainda mais o processo, mas nós vamos superar", reforça o secretário que pede compreensão aos pais, pois pelo número baixo de doses recebidas e pela situação geral dos servidores, pode sim ocorrer sim situações de falta de vacinas numa determinada unidade, mas que um trabalho de logística interna será feito, para que haja direcionamentos entre as unidades onde não se verifique a sobra de vacinas.

O pré-cadastro das crianças no site VacinaJá é item fundamental para a agilidade deste processo, já que adianta o trabalho do agente no posto de Saúde. Como as comorbidades, que neste momento será o critério para vacinação, os pais devem obrigatoriamente apresentar de exames e diagnósticos que comprovem a comorbidade.


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003