Trem Republicado

Cidades da região cancelam carnaval 2022. Reunião entre Conselhos municipais e prefeitura, discutirão o que fazer aqui em Salto

Mudança de local do Carnaval de Rua em Salto também estaria sendo estudada e entra na pauta das discussões.

Por da Editoria. em 13/11/2021 às 14:57:26

Uma decisão em conjunto inédita esta semana pegou muita gente de surpresa. De forma unânime, os prefeitos, secretários e gestores de Cultura dos Municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) - Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, além dos municípios de Itatiba, Valinhos e Vinhedo, decidiram numa reunião realizada em plataforma on-line na manhã desta terça-feira, 9, pela não realização do Carnaval 2022. A decisão leva também em consideração a sensibilidade pelas famílias enlutadas pela recente perda de seus entes queridos para a Covid-19 e evita que decisões unilaterais possam promover fluxos de foliões, para além do que já se registra com a vinda de moradores da capital e de outros municípios do interior do estado de São Paulo.

Aqui em Salto a questão ainda não está 100% fechada. Uma fonte relatou ao TERRATAVARES que haverá uma reunião entre os Conselhos Municipais da Saúde e da Cultura junto à essas respectivas pastas para avançar nesta discussão e decisão. As prefeituras de Itu e Indaiatuba também ainda não fecharam questão para realização ou não do carnaval em 2022.

SOBRE A MUDANÇA DE LOCAL

Outro ponto também levantado pelo TERRATAVARES é a real possibilidade de parte das festividades de carnaval (especificamente o desfile das escolas de Samba) deixarem o centro da cidade e irem para a Avenida dos Imigrantes, no Jardim das Nações. O local, inclusive, agrada uma das escolas de Samba, a Mocidade Independente de Salto; talvez a única escola de samba da cidade que, até o momento, se organiza para o desfile de 2022. Pelo Google Earth conferimos a o tamanho da possível futura 'Passarela do Samba' de Salto: ela teria cerca de 275 metros de extensão usando uma das pistas da avenida, com gradis para separação da pista com o público. Arquibancadas estão fora de cogitação; mas a iluminação terá que ser reforçada, pois a avenida é escura para um desfile. Os pontos negativos do local são sua pequena extensão (275 metros); a falta de alternativas para locomoção do público e a falta de estrutura do comércio gastronômico da região. O ponto positivo é que não há fiação elétrica aérea, permitindo dessa forma, a inclusão de carros alegóricos ao desfile. Confira a ilustração abaixo:


Por outro lado, comerciantes, donos de bares e restaurantes existentes no calçadão e no entorno praça XV, tradicional local da folia saltense, demonstraram um nítido descontentamento com esta possibilidade. O proprietário de um bar na praça XV reafirmou ao TERRATAVARES que ouviu essas conversas paralelas e lamenta que após dois anos difíceis, em razão da pandemia, o principal evento do ano para o comércio daquela região, poderá ser mudado de lugar sem nenhuma consulta feita à eles: "Sequer fomos ouvidos ou consultados. Mudar para um local onde não há nenhuma estrutura é lamentável". Uma consulta feita diretamente ao prefeito Laerte Sonsin Jr. (via whatsApp), veio a garantia que "não chegou até ele essa informação de mudança". Questionamos que tal mudança já teria sido aprovada pelo Conselho Municipal da Cultura e também analisada pelo Departamento de Trânsito da cidade, mas ele foi categórico: "o gabinete desconhece essa informação".

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003