Trem Republicado

Cidade convive diariamente com a falta de água. Crise hídrica ou falta de planejamento?

Recentemente a falta de água recebeu as mais variadas culpas, mas nunca ouviu-se a frase: Falhamos nisso ou falhamos naquilo...

Por Wellington Caposi em 02/10/2020 às 09:23:09

Diariamente as redes sociais são bombardeadas de reclamações a respeito da falta de água em nosso município, bem como da qualidade da água que chega, quando ela chega em alguns bairros. A região do Jardim Santa Cruz sofre com este problema há anos, nunca solucionado. Há relatos de 2, 3 dias sem água nas torneiras em pontos da cidade.

A prefeitura emitiu uma nota, informando que "nesta semana, os Ribeirão Piraí e o Rio Buru apresentaram um volume 20% mais baixo que o normal, ambos não ultrapassam o limite da barragem, o que afeta no volume da captação, tratamento e distribuição de água realizados pelo SAAE."

O Piraí está com 15 cm abaixo do nível mínimo e a captação de água tem sido 20% abaixo do normal e no Buru 60 cm abaixo do nível mínimo, o que acendeu a luz vermelha.


Importante lembrar, que em 2015, o governo Juvenil Cirelli (PDT, 2012 -2016), fez uma obra de desassoreamento no Piraí, através de parceria com uma construtora, diga-se de passagem, e teve sua capacidade de reservação de água bruta ampliada de 5 mil para 22 mil metros cúbicos (aumento de 340%). Imaginemos se isto não tivesse sido feito, teríamos um problema 5 vezes maior?

A questão fundamental é qual foi o investimento em água, literalmente água, que os últimos governos fizeram em Salto? Há uma liberação constante de novos empreendimentos na cidade, elevando o consumo e não tendo contrapartida para a manutenção do que se tem. Os condomínios são obrigados a ter a sua caixa de água, sua reserva, porém, com o consumo dos residentes de tal condomínio, a reserva é feita com a água de uso comum, logo, estes moradores não enfrentam falta de água, pois o seu reservatório está sempre cheio.

Dias atrás o SAAE anunciou que iria captar água do lago do Condomínio Zuleika Jabour. Ora, cabe aqui um questionamento. O síndico e os moradores são tão bonzinhos a ponto de deixar diminuir a quantidade de água no lago que alivia o calor naquele local? Ou será que pela proximidade do lago com o ponto de captação da ETA Buru, já existe alguma ligação promovendo o desvio de água para manter o lago em seu nível aceitável?

O que parece, é que todos estão contando com a futura barragem do Ribeirão Piraí. Um projeto realmente gigante contempla uma represa de 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d"água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água, a ser construída na divisa de Itu e Salto. A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km²., pois bem, neste ponto que atenderá apenas o futuro, onde Salto não terá grandes ganhos no que se refere a distribuição da água reservada. Novamente um projeto para o futuro.

Recentemente a falta de água recebeu as mais variadas culpas, mas nunca, ouviu-se a frase "falhamos nisto, falhamos naquilo". Aquecimento global, falta de chuva, pandemia. Mas todos estes são fatores externos, que nós seres mortais não temos influência, mas e no que temos, como estamos?

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003