Trem Republicado

SAAE Salto endurece as fases do racionamento de água na cidade

Devido à queda na captação de água bruta, o sistema funcionará com 20 horas de abastecimento aberto para a cidade e 28 horas fechado.

Por Wellington Caposi em 25/09/2021 às 11:26:23

A superintendência do SAAE Salto determinou, nesta última sexta-feira, 24, após reunião do grupo de trabalho da autarquia que analisa a gestão das fases de racionamento de água tratada, a implantação de uma fase de transição entre as fases Laranja/Vermelha de abastecimento de água. Isso aconteceu principalmente devido à uma forte queda da captação de água bruta e a informação real de previsão de chuvas intensas, somente a partir de 15 de outubro. A partir desse final de semana, o sistema de distribuição de água tratada oferecerá 20 horas de abastecimento aberto e 28 horas de abastecimento fechado.

Segundo a Superintendência do SAAE Salto, a medida é uma alternativa emergencial que antecede a implantação da fase vermelha, mais rigorosa - 36 horas com abastecimento fechado e 12 horas aberto, como anunciado no fim de junho. Todo o estado de São Paulo vem passando pela estiagem mais severa dos últimos 90 anos.

Algumas medidas já haviam sido programadas, como fases de racionamento menos rígidas. No entanto, com o retorno do calor e uma total ausência de chuvas, foi necessário avançar para mais uma fase do plano de abastecimento. Os dois mananciais de Salto - Ribeirão Piraí e Ribeirão Buru - chegaram a níveis muito abaixo do normal, mesmo com a redução da captação de água bruta.


Segundo Ernivan Balieiro, superintendente do SAAE Salto e em conformidade com as premissas levantadas pelo grupo de de trabalho da autarquia, "se mantiver a coleta máxima, como em dias normais, em poucas horas a barragem seca". Por conta disso, o SAAE Salto orienta a população a instalar uma caixa d"água em suas casas, além de - ao menos nesse próximo mês – continuar economizando água tratada com consciência. A autarquia ainda ressalta que, da abertura dos reservatórios até a pressurização total da rede de distribuição, pode acontecer uma demora de algumas horas, tornando o período sem fornecimento de água ainda maior nas partes mais altas de Salto e nos finais de linha nos bairros periféricos.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003