Trem Republicado

Lei de Governo Digital entra em vigor no início de outubro. O que de fato, está sendo feito aqui em Salto para implantá-la?

Hoje, a maioria das solicitações feitas para os diversos setores públicos aqui da cidade são ainda escritos à mão, sobre uma cópia xerográfica.

Por Wellington Caposi em 19/09/2021 às 09:03:11

No último semestre, foi sancionada a Lei Federal nº 14.129 (LEI DE GOVERNO DIGITAL) que põe em foco melhorias na prestação de serviços públicos que serão cada vez mais unificados e acessados via plataformas digitais por meio de aplicativos tanto para celulares quanto para computadores. A nossa pergunta é: A PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALTO ESTÁ PREPARADA PARA ISSO?

A resposta hoje é NÃO. Sabemos que existe um desgaste histórico entre os cidadãos e a gestão pública, o que torna a implementação de leis como a de GOVERNO DIGITAL uma tarefa ainda mais desafiadora. Hoje, a maioria das solicitações feitas para os diversos setores públicos aqui da cidade são ainda escritos à mão sobre uma cópia xerográfica. E por vezes, sob o olhar de de reprovação de servidores que não estão com a mínima vontade de atender de modo satisfatório o cidadão. A Lei tem como objetivo transformar os serviços prestados fisicamente pelos órgãos públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), em processos totalmente digitalizados, gratuitos e sem burocracia. Segundo sua redação, processos administrativos deverão ser disponibilizados em uma plataforma única com acesso às informações e aos serviços. Para o cidadão, as facilidades aumentarão ainda mais, já que não será necessário ir presencialmente a nenhum setor para consultar e agendar os serviços e a assinatura também ocorrerá no formato digital, desde que sejam respeitados os parâmetros de autenticidade, conforme apresentado na nova lei do Governo Digital.

A nova normalização também fomenta e incentiva a participação dos cidadãos na gestão pública, a transparência e prestação de contas do gestor público, o auto-atendimento e o uso de uma linguagem clara nas comunicações. Também permite que alguns documentos sejam emitidos por via digital, economizando assim recursos públicos. Com a vigência desta Lei, os órgãos públicos terão mais uma norma complexa para implementação dentre outras que já estão em vigência, como: Lei de Acesso à Informação (Lei 12527/11), Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13709/18), Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/17), e demais normas. Essas leis são bastante abrangentes e normalmente não levam em consideração as diferenças de maturidade digital entre as entidades públicas, que por vezes não encontram soluções únicas e que se encaixam na realidade financeira e orçamentária do município.

EM TEMPO: A Lei Federal 14.129/2021 entrará em vigor para TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS no início de outubro. VOLTAMOS A QUESTIONAR: A Prefeitura da Estância Turística de Salto está pronta para o Governo Digital? O SAAE Salto também entra nesse pacote. E os VEREADORES, onde entram nisso? Pois, informações e solicitações públicas também abrangem a Casa de Leis e autarquias públicas. Nosso questionamento vai além: O QUE ESTÁ SENDO FEITO NESSE SENTIDO?

Sabemos que cortes financeiros e orçamentários, modificação na composição demográfica, transformação nas relações socioeconômicas, mudanças climáticas e pandemia são apenas algumas implicações diante da multiplicidade de desafios interdependentes que vem sobrecarregando o serviço público. Soma-se a isto a conectividade intensa e atuação cada vez mais ativa do cidadão como sujeito participativo nos processos decisórios de políticas públicas. Será que há orçamento planejado para tanto?

São questões que ficam no ar?

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003