Trem Republicado

Em 17 cidadãos saltenses foram aplicadas vacinas com data de validade vencida

Nove delas no Centro de Saúde II, no centro da cidade; e outras 8 no Centro de Saúde do Jardim Saltense.

Por Wellington Caposi em 02/07/2021 às 16:36:34

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete a proteção aos brasileiros que já tomaram a vacina. Esses dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. O total de vacinas desses oito lotes chegam a 3,9 milhões de doses. Desse total, 3,76 milhões dedoses foram aplicadas dentro do prazo de validade. No entanto, em 19 de junho, 139.911 doses estavam com sua data de validade ultrapassada, o que compromete a sua finalidade. Desse montante, 25.935 doses fora da data de validade foram aplicadas em cidadãos brasileiros.

Das doses recebidas da AstraZeneca em Salto, 17 delas foram aplicadas em cidadãos saltenses. Nove delas no Centro de Saúde II, no centro da cidade e outras 8 no Centro de Saúde do Jardim Saltense, como mostra o DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde), que também identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, acompanhado de informações sobre idade, grupo prioritário de vacinação, data da imunização e lote da vacina recebida. Já a data de validade de cada lote vacinal consta de outro sistema do governo federal, o Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), que registra os comprovantes de entrega dos imunizantes contra Covid-19 por estado.

Em cada um desses recibos há informações públicas sobre o número do lote vacinal, a data de validade, o fabricante e a data de entrega. Foram cruzadas essas duas bases - DataSUS e Sage - a partir do número do lote das vacinas e ainda consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho. Esse levantamento inédito mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade.

Metade desses lotes veio do Instituto Serum, da Índia e a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do seu vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil doses não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas em cidadão brasileiros já vencidas.

Confira na sua ficha de vacinação, se recebeu alguma dose da AstraZeneca de um desses oito lotes. Caso tenha recebido a vacina de um dos oito lote na tabela acima, após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações sobre uma nova do9sagem. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar ao menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse sido vacinada.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003