FELIPE MATIAS: Porque a qualidade da água é tão importante para cães e gatos

Todos sabemos que beber √°gua √© de enorme import√Ęncia para manter nossa sa√ļde em dia. O mesmo vale para os nossos c√£es e, principalmente, nossos gatos.

FELIPE MATIAS: Porque a qualidade da água é tão importante para cães e gatos

O corpo humano tem em média 60% da sua massa composta por √°gua. Sabemos que beber √°gua é um dos h√°bitos mais importantes de uma rotina saud√°vel. C√£es e gatos tem o mesmo percentual de √°gua no organismo. Porém, diferentemente de nós, que podemos tomar a decis√£o de tomar mais √°gua independente de estarmos "sentindo sede", em prol da sa√ļde, nossos pets bebem quando tem sede, e isso nem sempre é suficiente.

A √°gua tem um efeito regulador de grande parte das fun√ß√Ķes do organismo. Transporta nutrientes para as células do corpo, auxilia na digest√£o dos alimentos e melhora a absor√ß√£o de vitaminas e minerais. Ainda mais, é indispens√°vel na regula√ß√£o da temperatura corporal. Lubrifica as articula√ß√Ķes e favorece a movimenta√ß√£o, além de manter tecidos e mucosas hidratados e protegidos. Serve também como ve√≠culo de limpeza e filtragem do organismo, uma vez que carrega o que deve ser eliminado pela urina e pelas fezes.

Particularmente nos gatos, a √°gua exerce a importante fun√ß√£o de manter o funcionamento normal dos rins. Estudos feitos nos EUA conclu√≠ram que um em cada 3 gatos tem problemas renais. É um n√ļmero assustador! Como gatos muitas vezes demonstram sintomas apenas quando a doen√ßa est√° muito avan√ßada, é importante observar o consumo de √°gua e os h√°bitos di√°rios. Na contram√£o, se o gato estiver bebendo muito mais √°gua do que o normal, estiver com a urina amarelada demais ou fazendo xixi no lugar errado, é um sinal de alerta.

Confira agora o que Felipe Matias, do Rei Pet TV, tem a falar sobre a qualidade da √°gua: