Trem Republicado

FELIPE MATIAS: Porque a qualidade da água é tão importante para cães e gatos

Todos sabemos que beber água é de enorme importância para manter nossa saúde em dia. O mesmo vale para os nossos cães e, principalmente, nossos gatos.

Por Wellington Caposi em 03/05/2021 às 12:19:30

O corpo humano tem em média 60% da sua massa composta por água. Sabemos que beber água é um dos hábitos mais importantes de uma rotina saudável. Cães e gatos tem o mesmo percentual de água no organismo. Porém, diferentemente de nós, que podemos tomar a decisão de tomar mais água independente de estarmos "sentindo sede", em prol da saúde, nossos pets bebem quando tem sede, e isso nem sempre é suficiente.

A água tem um efeito regulador de grande parte das funções do organismo. Transporta nutrientes para as células do corpo, auxilia na digestão dos alimentos e melhora a absorção de vitaminas e minerais. Ainda mais, é indispensável na regulação da temperatura corporal. Lubrifica as articulações e favorece a movimentação, além de manter tecidos e mucosas hidratados e protegidos. Serve também como veículo de limpeza e filtragem do organismo, uma vez que carrega o que deve ser eliminado pela urina e pelas fezes.

Particularmente nos gatos, a água exerce a importante função de manter o funcionamento normal dos rins. Estudos feitos nos EUA concluíram que um em cada 3 gatos tem problemas renais. É um número assustador! Como gatos muitas vezes demonstram sintomas apenas quando a doença está muito avançada, é importante observar o consumo de água e os hábitos diários. Na contramão, se o gato estiver bebendo muito mais água do que o normal, estiver com a urina amarelada demais ou fazendo xixi no lugar errado, é um sinal de alerta.

Confira agora o que Felipe Matias, do Rei Pet TV, tem a falar sobre a qualidade da água:


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003