Trem Republicado

SAAE inicia troca de milhares de hidrômetros antigos da cidade

Endereços em que será feita a substituição foram indicados por um levantamento do SAAE que apontou os imóveis com medidores mais antigos Foi iniciada na última quarta-feira (6), no Jardim São Francisco, em Salto, a substituição gratuita feita pelo SAAE dos hidrômetros com mais de cinco anos de vida útil, conforme recomendação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Por Wellington Caposi em 08/12/2023 às 10:13:08

Endereços em que será feita a substituição foram indicados por um levantamento do SAAE que apontou os imóveis com medidores mais antigos

Foi iniciada na última quarta-feira (6), no Jardim São Francisco, em Salto, a substituição gratuita feita pelo SAAE dos hidrômetros com mais de cinco anos de vida útil, conforme recomendação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

Até o final de 2024, 10.589 micromedidores de água novos vão ser instalados em imóveis da cidade como parte da Plano Diretor de Combate às Perdas de Água da autarquia e contrapartida à construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Jundiaí.

Nesta primeira leva de 100 hidrômetros, os encanadores do SAAE percorrem até sexta (8) residências da Rua Vital Brasil e adjacências para a realização do serviço, concluída com a lacração do medidor. Todos os endereços em que será feita a substituição foram indicados por um levantamento nos bancos de dados do SAAE, que apontou os imóveis com os hidrômetros mais antigos.

DESGASTE COM O TEMPO – Essa substituição periódica, a cada cinco anos, é fundamental porque a as engrenagens internas dos hidrômetros se desgastam, podem ficar parcialmente obstruídas e deixar de registrar o volume real de água que passou por ele – o que também torna mais difícil, por exemplo, a identificação de vazamentos.

Os mais de dez mil hidrômetros foram obtidos pelo SAAE junto ao Programa Avançar Cidades, do Governo Federal, e a sua instalação para redução de perdas no município é uma das exigências para a construção da ETA Jundiaí. As contrapartidas preveem ainda, dentre outras intervenções, também a instalação de macromedidores para controle de perdas e de oito painéis elétricos com inversor de frequência.

Os milhares de hidrômetros restantes vão ser gradativamente instalados ao longo do ano que vem por uma empresa contratada. O SAAE a colaboração da população para que as trocas – que não necessitam da autorização do morador – ocorram de maneira tranquila.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003