Trem Republicado

Tremor de terra é sentido em Salto nesta manhã de sexta-feira

O Centro de Sismologia da USP informou que o abalo foi de 4.0 de magnitude e seu epicentro aconteceu em Iguape, às 8h22.

Por Wellington Caposi em 16/06/2023 às 12:20:15
Epicentro aconteceu em Iguape (SP) e pode ser sentido num raio de 100km

Epicentro aconteceu em Iguape (SP) e pode ser sentido num raio de 100km

O Mapa de Abalos operado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrava, por volta de 11h40, mais de 50 municípios com relatos de tremores. O número aumenta à medida que novos relatos chegam à central, assim como os dados de sismógrafos instalados em todo o Brasil. Em alguns lugares, pessoas informaram que os tremores duraram até 15 segundos. Segundo José Roberto Barbosa, técnico em Sismologia do Centro de Sismologia da USP, os dados iniciais apontam que o epicentro dos tremores foi registrado entre Miracatu, no interior de São Paulo, e Iguape, no litoral sul. "Quanto mais perto uma pessoa estiver desse epicentro, mais forte e duradoura será a vibração", explica.

Um dos relatos, segundo Barbosa, é o de uma mulher que vive na região de Peruíbe. Ela contou que o abalo foi tão forte que seus móveis balançaram e um vaso caiu de uma prateleira. "Essa mulher afirmou que o tremor durou de 10 a 15 segundos", disse o especialista. A queda de objetos é um dos critérios utilizados para definir o impacto de um tremor. De acordo com o especialista da USP, o horário exato do abalo foi 8h22m05. A magnitude foi de 4.0 na escala Richter, segundo Barbosa.

O mapa atualizado do Centro de Sismologia indica uma concentração de registros nas cidades próximas a Miracatu e Iguape, e muitas ocorrências em municípios mais distantes. Entre eles estão Capão Bonito, Itapetininga, Tatuí, Iperó, Salto de Pirapora e Sorocaba, Itu e Salto.

Moradores de Salto e Itu relatam nas redes sociais terem sentido o chão tremer em suas residências. Uma moradora do bairro São Judas, em Salto, relatou na rede social que pela manhã pensou ser um caminhão passando pela sua rua ao sentir o tremor e que ficou assustada. Vizinhos também afirmaram que sentiram os tremores.

Em Itu, diversos relatos de moradores preocupados e assustados nas redes sociais a respeito do ocorrido.



Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003