Trem Republicado

7 em cada 10 alunos da formação de professores em Exatas, desistem do curso

Dados divulgados pelo Inep refletem os desafios para o sistema educacional brasileiro

Por Wellington Caposi em 31/05/2023 às 04:58:37

O levantamento divulgado Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) aponta que 70% dos estudantes brasileiros das licenciaturas em cursos como Matémática, Física e Ciências não concluem a formação. Segundo o levantamento, cerca de 7 em cada 10 estudantes da formação de professores em ciências exatas que ingressaram na faculdade em 2012 já havia abandonado o curso em 2021. A taxa de conclusão é baixa nesses cursos; apenas 24% dos estudantes da licenciatura em Física concluem o curso. Já as graduações para professores em Matemática ou Ciênias têm a taxa de conclusão ligeiramente mais alta, com 30% de alunos formados.

Os dados reforçam que desafios para o sistema educacional brasileiro passam também pela formação de professores. Além disso, os reflexos do baixo desempenho em disciplinas das Ciências Exatas no ensino fundamental e médio também refletem no futuro, com as dificuldades trazidas de uma educação básica ineficiente, além da baixa atratividade para a carreira docente e especializações à distância.

Matemática, por exemplo, é a área com piores resultados nas avaliações de larga escala. No País, apenas 5% dos estudantes que concluíram o ensino médio em escola público tiveram o aprendizado adequado em matemática, aprendendo a resolver problemas de porcentagem, por exemplo.

"Não há apenas um fator que explica a situação. Há, de início, um reflexo da própria educação básica, do fracasso no aprendizado de matemática. E a matemática tem conhecimento básico para aprender química e principalmente física. As reprovações são mais altas e isso colabora com a desistência", disse a diretora do instituto, Reúna, Katia Smole, especialista em formação de professores em Matemática,.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003