Cheiros que os cães não suportam

O olfato dos cães √© 40 vezes mais poderoso do que o nosso. Por isso, algum cheiro que possa ser agrad√°vel para n√≥s humanos pode ser inc√īmodo para eles.

Cheiros que os cães não suportam

Enquanto os humanos t√™m cerca de 5 milhões de células receptoras de odores, algumas raças caninas podem apresentar até 220 milhões dessas células. Pensando nessa diferença, d√° até para entender o porqu√™ de alguns cheiros passarem despercebidos por voc√™, mas nunca pelo seu pet. No entanto, por conta dessa diferença, é f√°cil esquecer que alguns odores agrad√°veis para voc√™ podem ser mal recebidos pelo peludo. Conhecer quais são esses cheiros é bacana para evitar incômodos ao olfato canino. Além disso, saber qual cheiro afasta cachorro é interessante para produzir repelentes caninos. A seguir, confira alguns odores que não são bem recebidos pelo seu amigo de quatro patas.

1. Pimenta

A subst√Ęncia respons√°vel pelo cheiro e pelo ardor caracter√≠sticos da pimenta é a capsaicina. Quanto mais apimentada, maior a quantidade de subst√Ęncia e mais desagrad√°vel a pimenta é para o cão. Não à toa, derivados da capsaicina são muito usados em repelentes caninos. Contudo, atenção: a subst√Ęncia gera a sensação de queimadura nos tecidos, em especial, nas mucosas, podendo irritar as vias respiratórias. Por isso, não use pimenta pura como repelente caseiro em casa! Caso seja ingerida, ela também pode provocar dores e outros desconfortos intestinais.

2. Vinagre

Odores muito c√≠tricos, como o do vinagre, são desagrad√°veis para o olfato do cachorro. Esse é um dos motivos recomendados em usar o produto em locais onde não quer que o pet faça necessidades. Por ter um cheiro que cachorro não gosta, o vinagre funciona perfeitamente como repelente. Além disso, o √°cido acético do produto - cujo efeito é desengordurante - ajuda a neutralizar odores de origem alcalina. Porém, como a urina e as fezes do cachorro t√™m pH √°cido, o ideal é que o vinagre seja utilizado apenas no final, para servir de repelente. J√° a limpeza deve ser feita com outros produtos, como √°gua e sabão.


3. Produtos de limpeza

Os odores podem estar bastante relacionados com a memória. Prova disso é que mesmo cheiros fortes e bastante artificiais podem adquirir um significado positivo para humanos. Por exemplo, muitos apreciam o cheiro de produtos de limpeza. Afinal, ele costuma ser sinal de casa limpa. Por outro lado, produtos compostos de cloro e amon√≠aco são desagrad√°veis para o cão e podem causar a irritação das vias respiratórias. Sendo assim, sempre que for limpar a casa, evite manter o pet no ambiente e abra bem as janelas para dispersar esse cheiro que cachorro não suporta.

4. Álcool e derivados

O aumento do uso de √°lcool em gel, decorrente da pandemia de COVID-19, não foi boa not√≠cia para o cachorro. Isso porque, em geral, ele não gosta nem um pouco do cheiro de √°lcool. Assim, essa subst√Ęncia também pode ser inclu√≠da na lista de cheiros que cachorro não gosta. É claro que o √°lcool pode (e deve) ser usado para higienização das mãos. Em casa e perto do pet, no entanto, o melhor é utilizar √°gua e sabão. Para limpar o lar com √°lcool sem causar incômodos ao peludo, o ideal é manter o ambiente sempre arejado.

Um detalhe importante: ao se perguntarem "de qual cheiro cachorro não gosta?", muitos tutores descartam a possibilidade do bichinho odiar perfumes corporais. Afinal, eles t√™m um odor bastante agrad√°vel, certo? No entanto, esses produtos t√™m √°lcool na composição e devem ser mantidos longe do pet.

5. Esmalte de unhas e acetona

Vai pintar as unhas? Melhor abrir as janelas e manter os pets entretidos com outra coisa (ou em outro ambiente). Em geral, os esmaltes são compostos por uma série de subst√Ęncias qu√≠micas fortes. Elas são incômodas para o olfato dos cães e estão associadas à irritação das vias aéreas, provocando espirros e coceiras. A acetona também tem cheiro que cachorro não gosta. Esse produto é bem forte e, se for poss√≠vel, deve ser substitu√≠do por removedores de esmalte mais fracos, que prejudiquem menos o olfato do cão.

6. Naftalina

A naftalina não apenas tem cheiro desagrad√°vel para cachorro, como também é extremamente perigosa para ele. Quando ingerida ou inalada, ela pode afetar o sistema nervoso e o f√≠gado do pet, provocando vômito, convulsões, entre outros sintomas. Portanto, se voc√™ tem um cãozinho, é melhor não ter a subst√Ęncia em casa!


Agora que voc√™ j√° sabe quais são os cheiros que cachorro não gosta, é muito mais f√°cil manter essas subst√Ęncias afastadas do peludo. Assim, ele ter√° muito mais conforto e qualidade de vida. Para mais dicas relacionadas aos cuidados com seu amigo de quatro patas, não deixe de continuar navegando pelo TERRATAVARES.