Trem Republicado

Salto está entre as 160 cidades mais sustentáveis do País, mas fica atrás de Porto Feliz, Itu e Indaiatuba

Dos 17 objetivos monitorados, Salto só atingiu a meta proposta em um deles.

Por Wellington Caposi em 24/03/2021 às 07:00:00

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), um trabalho inédito lançado nesta terça (23) pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros. O índice é resultado de um extenso trabalho de seleção, coleta e sistematização de dados de 770 municípios brasileiros, incluindo as capitais dos 26 estados, além de cidades de todas as regiões metropolitanas e biomas do país.

Com uma pontuação geral de 60,2 (a máxima é 100), com os 17 itens avaliados. Salto está em 160º na lista nacional (entre 770 cidades monitoradas), ressaltando que o ano base desse monitoramento é 2019. Nos itens Erradicação da Pobreza; Água tratada e Saneamento; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Parcerias e Meios de Implementação, Ação Climática e Vida na Água os números do índice mostram que há desafios a serem cumpridos. Nos itens Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem Estar Social; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Redução das Desigualdades e Proteção à Vida Terrestre os números mostram que existem grandes desafios a serem ultrapassados. No item Trabalho Decente e Crescimento Econômico, há desafios consideráveis para se alcançar o índice. Somente no item Energia Limpa e Acessível o ODS foi atingido. Esse item mostra o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica sobre o total de domicílios do município. Ou seja, não estamos bem.

Toda a pesquisa e os dados sobre Salto podem ser vistos AQUI.

Itu ficou em 41º com a pontuação de 65,1; Indaiatuba em 20º com uma pontuação de 66,9 e Porto Feliz em 10º com 68,7. Morumgaba, uma estância climática paulista com população de 14 mil habitantes, teve uma pontuação geral em relação aos ODS de 73,4 (de 100), com destaque para as metas ambientais, como energias renováveis e acessíveis e produção e consumo sustentáveis, que foram atingidas. O top 10 inclui ainda São Caetano do Sul, Valinhos, Limeira e Porto Feliz, todas no estado de São Paulo.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil faz uso dos dados mais atualizados (em geral coletados entre 2010 e 2019) disponíveis em nível nacional, a partir de 88 indicadores de fontes públicas e oficiais, com o objetivo de realizar uma avaliação abrangente da distância dos municípios para alcançar as metas dos ODS. O recorte de 770 municípios foi feito com base em alguns critérios: capitais brasileiras, cidades com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis na gestão 2017-2020 e cidades com a Lei do Plano de Metas, além de contemplarem todos os biomas brasileiros.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003