Receitas mais leves e cheias de sabor

Da redação Fotos RJ Castilho Muito esperado pelos brasileiros, o Carnaval é conhecido pelos excessos, sejam etílicos, sejam os da gula.

Receitas mais leves e cheias de sabor

Da redação
Fotos RJ Castilho

Muito esperado pelos brasileiros, o Carnaval é conhecido pelos excessos, sejam etílicos, sejam os da gula. Para evitar que comidas pesadas atrapalhem as comemorações, o chef Fabio Vieira, preparou seis receitas que combinam com temperaturas mais altas e que, como brinca o chef, podem ser adaptadas para curar a "ressaca" dos dias em que o exagero reinou.

Marinadas em agridoce de capim-santo, as abobrinhas ganham aromaticidade da erva e acidez do vinagre. Um prato fácil e rápido de fazer, que garante bastante refrescância.

Com inspiração espanhola, o chef preparou duas sopas frias. Segundo ele "o gaspacho com pimenta-de-cheiro e o ajo blanco com água de coco e castanhas brasileiras são boas pedidas quando a ressaca fica mais pesada. Basta toma-las em um copo com bastante gelo para garantir hidratação e saciedade", diz Fabio.

Mais complexo, o consommé de galinha com patchouli é um verdadeiro caldo de frango. Que, para o chef, "é um prato muito comum nessa época do ano, quando os excessos e a exposição ao tempo pedem um caldo para manter as energias", diz. Muito aromático, por conta das raízes do patchouli – comum nas gavetas e nos armários de casas brasileiras – que ainda reforçam o sabor da ave.

Ao mesmo tempo, o cuscuz de canjiquinha é uma verdadeira refeição vegetariana, com leveza garantida pelos legumes frescos, e refrescância, pelo uso de hortelã e manjericão. "É um prato que o público vegetariano gosta muito, e ainda é capaz de matar a fome sem pesar no estômago", explica Fabio.

Capítulo à parte, o ceviche de tilápia com chá branco combina muito bem com os cubos de abóbora e de abobrinha, refogados em páprica, que além de guarnecerem o prato, agregam valores defumados à citricidade do peixe acompanhado de seu marinado.

Confira as receitas abaixo:

Abobrinhas marinadas em agridoce de capim-santo

ABOBRINHAS MARINAS EM AGRIDOCE DE CAPIM-SANTO
1 porção

1/2 copo de chá de capim-santo
1/2 copo de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 abobrinha
Brotos e flores de sua preferência para decorar

1 Faça uma marinada com o chá, o vinagre e o açúcar. 2 Lamine a abobrinha na mandolina e adicione na marinada. 3 Misture bem e deixe ganhar sabor por dois minutos. 4 Decore com as flores e brotos e sirva bem gelado.

Ajo Blanco com água de coco e castanhas brasileiras

AJO BLANCO COM ÁGUA DE COCO E CASTANHAS BRASILEIRAS
2 porções

2 fatias de pão de forma sem casca
2 copos de água de coco
1 xícara (chá) de castanha do Pará
1/2 xícara (chá) de castanha-do-barú
1/3 de xícara (chá) de azeite extra virgem
4 colheres (sopa) de vinagre de Jerez
1 dente de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 Demolhe o pão na água de coco por alguns minutos, para que amoleça. 2 No liquidificador, bata todos os ingredientes adicionando o azeite aos poucos. 3 Ajuste o sal e a pimenta e leve à geladeira. 4 Sirva com uvas verdes sem semente.

Gaspacho com pimenta-de-cheiro do Pará

GASPACHO COM PIMENTA-DE-CHEIRO DO PARÁ
1 porção

3 tomates maduros
5 pimentas-de-cheiro do Pará
1/4 de cebola roxa média
1 dente de alho pequeno
1 1/2 pão francês
1/3 de pepino japonês sem casca
5 pedras de gelo
150 ml de azeite extra virgem
8 colheres de sopa de vinagre de Jerez
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 Bata todos ingredientes no liquidificador, colocando os ingredientes aos poucos, na ordem da lista. 2 Sirva bem gelado com folhas de mostarda ou salada.

Cuscuz de canjiquinha

CUSCUZ DE CANJIQUINHA
2 porções

Caldo para hidratar a canjiquinha
Cascas de meio limão
1 colher de sopa de gengibre com casca
2 folhas de louro fresco
1 ramo de tomilho
2 copos de chá de capim-santo
1 talo pequeno de salsão
2 copos de água

Cuscuz
1 copo de canjiquinha fina
1 cenoura
1/2 abobrinha
1 fatia de abóbora cabotiá
1 cebola roxa
1/2 alho-poró
1 dente de alho
Azeite para refogar, manjericão, hortelã, sal e pimenta do reino a gosto

Caldo para hidratar a canjiquinha
1 Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, sem deixar ferver. 2 Adicione a canjiquinha e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. 3 Escorra os grãos e reserve os dois.

Cuscuz
1 Corte a cenoura, a abobrinha, a abóbora em fatias de aproximadamente um centímetro de espessura, tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e grelhe-os. 2 Corte os legumes grelhados em cubos pequenos e refogue em uma panela com os alhos e a cebola roxa. 3 Adicione a canjiquinha, vá adicionando o caldo reservado – mais caldo de legumes caso seja necessário. 4 Finalize com o manjericão e o hortelã picados e sirva a seguir.

Consommé de galinha

CONSOMMÉ DE GALINHA
4 porções

1 filé de peito de galinha
2 dentes de alho pequenos
1/2 cebola
2 folhas de louro fresco
3 raminhos secos de patchouli
700 ml de água
Folhas de salsão do centro do maço a gosto

1 Sele o peito do frango até obter um caldo escuro e acrescente os demais ingredientes, menos o patchouli. 2 Adicione a água, misturando bem, e deixe em fogo baixo por aproximadamente 50 minutos. 3 Desligue o fogo, acrescente os ramos de patchouli e deixe por cerca de 3 minutos. 4 Retire-os raminhos, coe o caldo, esquente novamente caso seja preciso e sirva a seguir.

Ceviche de Tilápia com chá branco e ratatouille de cabotiá

CEVICHE DE TILÁPICA COM CHÁ BRANCO E RATATOUILLE DE CABOTIÁ
1 porção

1 filé de tilápia
1 xícara (chá) de chá branco
4 limões espremidos
1 colher de sopa de gengibre
1/3 de talo de salsão
1/4 de cebola roxa corta em juliana
1 cebola
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e cortada em tiras finas
1 pimenta-de-cheiro do Pará cortada em rodelas
1 cebolinha cortada em tiras finas
2 colheres (sopa) abóbora cabotiá em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de abobrinha em cubos
1 pitada de páprica defumada
1 pitada de açúcar
Azeite para refogar, brotos e flores para decorar, sal e gelo a gosto

1 Coloque azeite em uma frigideira, o açúcar, a páprica e faça um caramelo. 2 Acrescente a abóbora e a abobrinha refogando até que fiquem macias. 3 Se necessário, pingue água aos poucos e reserve. 4 Faça uma marinada com o suco dos limões, o chá, o gengibre, o salsão e o sal. 5 Bata com o gelo, coe e reserve. 6 Corte a tilápia em cubos e deixe por alguns minutos na marinada. 7 Sirva colocando os cubos do peixe no centro, com um pouco da marinada, acrescente as cebolas, a cebolinha, as pimentas, os brotos e flores, a abóbora e a abobrinha refogadas.

Receitas do chef Fabio Vieira