Trem Republicado

Início da construção da barragem do Piraí é anunciado, mas desafios permanecem na luta contra a escassez de água

Um marco na história regional: as promessas e desafios da construção da barragem do Piraí

Por Tom Luiz em 24/11/2023 às 10:27:45

Em um marco histórico para a região, o prefeito de Salto e presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi), Laerte Sonsin Jr, assinou a tão aguardada ordem de serviço para o início da construção da Barragem do Piraí. Em uma assembleia realizada nesta tarde de quinta-feira (23), o anúncio trouxe esperança para os habitantes de Salto, Itu, Cabreúva e Indaiatuba, cidades que há anos enfrentam desafios no abastecimento de água.

A obra, que prevê reservar aproximadamente 11 bilhões de litros d'água, é vista como uma resposta crucial para a população que há duas décadas aguarda por soluções concretas para o problema crônico de escassez hídrica na região. No entanto, apesar do otimismo gerado pelo anúncio, as expectativas quanto ao prazo de início em dezembro são temperadas pela realidade conhecida dos trâmites burocráticos.

A assinatura da ordem de serviço se segue a um importante avanço nas negociações entre o Conirpi, Cetesb e o Governo do Estado. Uma reunião realizada na Alesp, sede do governo estadual, no dia 22, definiu os últimos detalhes do licenciamento ambiental, abrindo caminho para o tão esperado início das obras. Estiveram presentes na reunião figuras-chave, incluindo o prefeito Laerte Sonsin Jr, o prefeito de Indaiatuba e vice-presidente do Conirpi, Nilson Gaspar, representantes da Cetesb e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

O presidente do Conirpi expressou a importância da barragem como parte de um esforço conjunto para reverter a crise no abastecimento da região. "Estamos lutando contra anos de defasagem na estrutura hídrica, e agora a gente vai conseguir iniciar essa obra tão sonhada e esperada há 20 anos," afirmou Laerte Sonsin Jr. Contudo, o prefeito também destacou a necessidade de enfrentar a realidade dos prazos burocráticos e desafios inerentes a projetos dessa magnitude.

Além disso, é crucial que o anúncio do início da construção não obscureça a urgência de medidas imediatas para combater a atual crise de falta d'água. A Barragem do Piraí é uma obra de longo prazo, e enquanto representa uma luz no fim do túnel, a população precisa de soluções concretas agora. Reforçar os investimentos em medidas emergenciais para lidar com a escassez de água é igualmente vital.

O processo de licenciamento ambiental com o Ibama avança, com expectativas de conclusão em janeiro de 2024. Este é outro desafio a ser superado, mas um passo significativo foi dado. A população aguarda não apenas o início das obras, mas a garantia de um futuro com água em abundância, aliviando o fardo de décadas de enfrentamento da escassez hídrica.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003