Trem Republicado

A emenda, o jogo do bicho e o prêmio de R$ 12 milhões na cabeça

No jogo do bicho, todos ganham. Com o subsídio todos pagam, mas a emenda acentua o para todos.

Por Wellington Caposi em 03/08/2023 às 19:11:33

Emenda apresentada assinada por cinco vereadores - Daniel Bertani; Fábio Jorge; Vinícius Saudino; Cícero Landim e Antônio Cordeiro - alguns minutos antes de o projeto ser colocado em discussão no plenário, fez com que o presidente Edival Pereira Rosa - o Preto - adiasse a votação que instituiria um subsídio anual de R$ 12 milhões de reais à empresa SOU Salto, concessionária do transporte coletivo da cidade.

Segundo o vereador Daniel Bertani, "o projeto é falho. É um projeto pífio. Um projeto que não era para ser. A emenda ajuda a não ser uma catástrofe".

A emenda, agora, passará novamente pelo rito das comissões da Câmara dos Vereadores para depois retornar ao plenário para uma nova análise e votação. Ainda não há uma data isso. A proposta, um tanto polêmica pois em nenhum dos itens do projeto de lei consta alguma melhoria a ser implementada. Na sessão legislativa da última terça-feira, 1º, o assunto foi com alguns dos vereadores manifestando seu apoio e outros, demonstrando sua rejeição. A sessão chegou a ser paralisada por cinco minutos diante da manifestação da platéia, o que o regimento da casa não permite.

Voltando a emenda, ela obriga a empresa a priorizar a utilização de combustíveis com tecnologias limpas e sustentáveis, visando a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) e também a substituição gradual por veículos tecnologicamente mais avançados - como previsto em contrato - sempre que estes atinjam a idade máxima permitida. As informações sobre a emissão de dióxido de carbono (CO2) devem ser detalhadas e divulgadas anualmente.

O projeto original tem ainda outras quatro emendas e duas subemendas, que já passaram pelas comissões permanentes a serem também apreciadas em plenário e que incluem no texto original a gratuidade para estudantes do ensino médio, redução no preço da passagem e passe livre aos domingos e feriados.

"Essas emendas visam promover a inclusão social, o acesso à educação e o lazer dos saltenses, tornando o transporte coletivo uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento e o bem-estar de todos. Elas trarão importantes benefícios para a comunidade, tornando o transporte público mais acessível e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos" complementou Fábio Jorge.

Já o vereador Vinícius Saudino recordou que o atual prefeito negou um pedido de reequilíbrio econômico para a Auto Ônibus Nardelli, com um valor muito menor do que o agora solicitado pela atual empresa.

"A empresa Nardelli pediu um reequilíbrio econômico. Agora, essa empresa, que não ganhou licitação e não participou do certame, além de ser a mesma que patrocina shows na praça, pede ao prefeito o subsídio. Estão tentando nos coagir. Querem o subsídio sem nenhuma contrapartida? Daqui a pouco daremos um cheque em branco e não poderemos fazer nada. A empresa que faça o serviço para depois pedir o subsídio", completou Saudino.

O que de fato se se espera dessa nociva "queda de braço"? Se o tal subsídio não for aprovado, os ônibus continuarão sem melhorias, sujos e servindo mal aos usuários. Se for aprovado, dois terços da população pagará por um serviço que sequer usam. Ainda mais, qual será a garantida que se o subsídio for aprovado, realmente isso reverta em benefícios para os usuários. Por ora nenhuma.

Como disse o Barão de Drumond, criador do Jogo do Bicho. PARATODOS! Enquanto nada se resolve, pontos que antes estavam gradativamente se acostumando com a máquina voltam a velha maneira tradicional de se anotar apostas com bloco, papel carbono e caneta. VALE O ESCRITO. Com o complemento que sempre haverá um interesse por trás de uma boa ou má intenção.

E assim o jogo, como acontece a muitos anos, continua vendendo seus LEÃO, PORCO, PAVÃO, JACARÉS e ELEFANTES para qualquer um que estiver disposto a comprá-los. Ele extravasa em relações sociais que a todo o momento se renovam, pautadas pela mecânica do próprio jogo, adotando formas específicas no momento da interação, e destas com seu ciclo de relacionamento.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003