Trem Republicado

Casa operária é demolida na Vila da Barra em Salto

Local que é considerado a primeira vila operária do Brasil de acordo com o historiador Marcelo Botosso,

Por Wellington Caposi em 04/01/2021 às 16:42:11

Quem passou próximo à Vila da Barra, neste domingo, 3, viu um pouco da história da cidade literalmente no chão. No último dia 30 de dezembro, último dia útil do ano e do mandato da gestão Geraldo Garcia, o executivo através de ato da Secretaria do Desenvolvimento Urbano autorizou a demolição de uma das casas do conjunto arquitetônico da Vila da Barra. Local que é considerado a primeira vila operária do Brasil de acordo com o historiador Marcelo Botosso, o que denota o pioneirismo da cidade com relação a industrialização na cidade. Embora não conste sobre tal imóvel, proteção histórica e cultural, como o caso de bens tombados e inventariados, entendo que não se justifica a demolição pura e simples.


O ex-prefeito Juvenil Cirelli criou em 2014, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural da Estância Turística de Salto (COMDPAC), órgão colegiado de assessoramento na defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico, turístico, cultural, ambiental e paisagístico junto à Secretaria Municipal de Cultura da Estância Turística de Salto. Não há relatos do funcionamento deste conselho ou de ações que foram realizadas, mas certamente a inércia deste órgão, criado por lei municipal, colabora para que locais que abrigam um pouco de quem somos, aos poucos vão sendo tomados pela modernidade dos tempos atuais.

O vereador e presidente da Câmara, Cícero Landim, disse a reportagem do TERRATAVARES que irá em busca de respostas a respeito de colocar em prática ações que impeçam futuras destruições como esta. "Infelizmente a estrutura já está no chão, não tem o que fazermos. Eu fui até lá e vou cobrar para que a preservação de nossa memória seja constante", finalizou Cícero.


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003