Trem Republicado

Falta de chuva torna abastecimento de água crítico em Salto

ECONOMIZE. DENUNCIE ABUSOS E FAÇA SUA PARTE

Por Wellington Caposi em 08/12/2021 às 16:29:26

Numa coletiva de imprensa realizada nesta manhã, 8, o prefeito Laerte Sonsin Jr. e o superintendente do SAAE Salto, Ernivan Balieiro, falaram a respeito da gravidade do momento que estamos passando no abastecimento de água. Apesar do rodízio estar vigorando há meses, agora ele será elevado para a fase Vermelha, ou seja, 12 horas com água e 36 horas sem o líquido precioso.

As constantes reclamações nas redes sociais de que o rodízio não funciona respeitando os horários determinados tem uma explicação clara. Essa abertura é setorial, ou seja, quando abre a água num determinado bairro ela não chega na mesma hora em todas as residências, é necessário levar em conta esse tempo.

Um recado muito claro foi dado pelo prefeito Laerte Sonsin Jr. ao falar que se a comunidade não se conscientizar a respeito da economia de água e que isso precisa ser um ato coletivo, a situação pode piorar ainda mais. Da mesma forma Ernivan Balieiro salientou que o SAAE Salto aplicou mais de 300 multas por desperdício e citou que é difícil a fiscalização já que ela só ocorre quando há o flagrante. Fraudes e problemas na tubulação que é antiga também colaboram para o momento atual.

QUESTÃO COM INDAIATUBA

Questionado pelo jornalista Nelson Lisboa (Blog do Nelson Lisboa/Jornal Taperá) a respeito da denúncia feita pelo portal TERRATAVARES de que Indaiatuba estaria represando água por questões estéticas no Bairro Campo Bonito, e que esta água é do córrego Buruzinho, um afluente do Ribeirão Buru, e que provocou a falta de água em toda a região noroeste da cidade, o prefeito Laerte Sonsin Jr. deu uma resposta que a princípio causa um tremendo espanto. Laerte afirmou que "ainda bem que Indaiatuba fez esse represamento, senão poderia ser pior o cenário".

Como leigos talvez, nosso posicionamento é que entendemos tudo errado. Só resta aguardar a posição do Ministério Público e do DAAE, já que o TERRATAVARES levou a denúncia até os órgãos competentes.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003