Trem Republicado

Novembro Azul alerta para a saúde masculina

Por Wellington Caposi em 11/11/2020 às 09:53:06

Só em 2018 foram registradas no Brasil 15 mil mortes por câncer de próstata, boa parte relacionada à falta de um diagnóstico precoce. A Campanha Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata e a conscientização sobre a importância de cuidados para a preservação da saúde do homem. Todos os anos o Congresso Nacional é iluminado de azul para chamar a atenção para o tema.

Dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa em sua fase inicial. Muitos pacientes não percebem nenhum sintoma e quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase mais avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura (principalmente de ordem animal), ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata, bem como de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Outros hábitos saudáveis como fazer, no mínimo 30 minutos diários de atividade física, a manutenção do peso adequado à altura e tratamento adequado de diabetes, hipertensão e problemas de colesterol, além da diminuição do álcool e fumo são recomendados. Os homens devem procurar um urologista a partir dos 50 anos. A doença, se diagnosticada a tempo tem tratamento e tem cura. Um dos maiores problemas fica por conta do preconceito por parte de muitos homens, em procurar consultas. Mas a velha e surrada frase é mais que adequada: "é melhor prevenir do que remediar".

Confira este vídeo alerta feito pela Agência Senado:


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003