Melhores Cachaças do Brasil

CLIQUE PARA VOTAR A Cúpula da Cachaça já está com os copos prontos para eleger as melhores cachaças do Brasil em 2024.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

CLIQUE PARA VOTAR

A Cúpula da Cachaça já está com os copos prontos para eleger as melhores cachaças do Brasil em 2024. E como parceira oficial da entidade, Prazeres da Mesa vai trazer todas as informações com exclusividade. E o primeiro passo é justamente pedir o seu voto, preenchendo a cédula que está no link.

Na fase 1 o voto popular é muito importante para o sucesso da iniciativa. Se trata de uma votação online aberta a todas as pessoas interessadas em cachaça. Essa fase irá classificar as 150 marcas (as mais mencionadas) que passarão à segunda fase. Escolha livremente entre as cachaças que você conhece e vote em até três que sejam as suas favoritas. Vale qualquer cachaça em circulação no mercado, desde que ela seja legalizada (ou seja, devidamente registrada no Mapa). Se você quiser votar apenas numa marca, mas não lembra a variedade da cachaça que prefere, sem problema. Os votos serão distribuídos proporcionalmente pelas cachaças da marca que você escolheu.

Já na segunda fase um painel com 20 especialistas, sem vínculos formais com empresas produtoras das cachaças concorrentes, irá eleger as 50 melhores cachaças do Brasil. Após a apuração da Fase I, uma lista com as 150 Cachaças Mais Queridas do Brasil será enviada aos especialistas para que eles indiquem aquelas que em sua opinião são as melhores e mais representativas entre as classificadas pelo público. A ampla variedade na seleção desses especialistas – cuja relação será mantida em sigilo até o encerramento da Fase II – vai garantir a isenção nessa fase. As mais citadas se classificam para a fase final. Importante: a votação vai até o dia 16 de março.

Degustação às cegas

Nessa fase, a Cúpula da Cachaça irá se encontrar para três dias de degustação às cegas das 50 cachaças que passaram pelo voto popular e pelo crivo dos especialistas. A degustação será às cegas. As cachaças degustadas, adquiridas no mercado, serão transferidas para garrafas padronizadas e receberão a numeração de 01 a 50. Esse processo não terá a participação de nenhum Cúpulo. As notas conferidas pelos cúpulos às cachaças passarão por tratamento estatístico por profissional independente. Os resultados serão apresentados em três categorias: a) cachaças que não passam por madeira; b) cachaças armazenadas e envelhecidas e c) cachaças premium e extra premium. O resultado será apresentado com essa separação, por ordem crescente. A cachaça que apresentar a melhor nota, nas três categorias, será intitulada a Cachaça do Ano. A degustação às cegas será realizada durante a XII Cúpula da Cachaça, em Analândia (SP), no final de abril de 2024

Atenção Votação para maiores de 18 anos – Importante: a votação vai até o dia 16 de março.

Cédula de Votação

VI RANKING CÚPULA DA CACHAÇA