Receitas especiais para o Carnaval

Por Fabiana Badra Eid Fotos António Rodrigues Produção Camile Comandini Massa, ensopado, canja, carne louca e sobremesa gelada de iogurte com granola vão fazer de seu cardápio uma festa de Carnaval.

Receitas especiais para o Carnaval

Por Fabiana Badra Eid
Fotos António Rodrigues
Produção Camile Comandini

Massa, ensopado, canja, carne louca e sobremesa gelada de iogurte com granola vão fazer de seu cardápio uma festa de Carnaval. São cinco receitas especiais criadas para os dias de festa mais comemorados em todos os estados brasileiros. O curry de lombo perfumado vai espalhar seu aroma pela casa – e combina com os dias mais quentes, pois eleva a temperatura do corpo e dá vitalidade extra.

Para completar a refeição, a ervilha-torta entra com sua cor vibrante e textura crocante. Vale servir o prato não muito quente, acompanhado de arroz jasmim bem aromático, fazendo par perfeito com as especiarias do curry. Na falta dele, prepare o tradicional arroz branco. Se optar por um prato sem carne, a massa de abobrinha com cogumelos é bem rápida e o molho pode ser feito um dia antes. Na hora de servir, é só esquentar a água, cozinhar a massa e misturar o molho quente. Em menos de 20 minutos, o prato estará servido.

A canja de galinha é uma tradição brasileira para refazer as energias e não pode faltar nessa ocasião. Na madrugada (ou antes da diversão), ela tem a capacidade de acalentar a alma e satisfazer o estômago. O diferencial da receita é que entram aromas e sabores do Oriente, com o perfume da canela e o gosto adstringente da hortelã. Nos dias mais turbulentos, a carne louca é uma excelente receita para a casa cheia – não requer a ajuda do fogão na hora de servir, uma vez que pode ser preparada com antecedência. Deu fome? É só tirar da geladeira e saborear os pedaços de carne bem temperados com um toque ácido do vinagre e temperos como louro, alho e cebola. Para completar, pão francês ou mesmo fatias de pão integral levemente torradas.

Como não poderia faltar um doce, que todo folião adora, sugerimos uma sobremesa mais saudável e refrescante: uma combinação de iogurte com granola e frutas frescas, que pode tanto ficar para o final da refeição como ser degustada como lanche. Ela é ótima para os dias ensolarados e chuvosos (e o melhor de tudo é que fica pronta na geladeira).

Harmonizações:

Canja de galinha com canela, hortelã e risoni – Pizzato Merlot 2009

Massa de abobrinha com cogumelos variados – RAR Collezione Pinot Noir 2010

Carne louca de lagarto com molho de tomate, vinagre, cebola e louro – Villaggio Grando Innominabile Lote IV

Carne louca de lagarto com molho de tomate, vinagre, cebola e louro – Villaggio Grando Innominabile Lote IV

Ensopado de lombo com curry, espinafre e ervilha-torta – Cave Geisse Brut Nature

Receitas:

ENSOPADO DE LOMBO COM CURRY, ESPINAFRE E ERVILHA TORTA
6 porções

1,5 kg de lombo de porco cortado em cubos
400 g de ervilha-torta cortada ao meio
80 g de folhas de espinafre
2 colheres (sopa) de curry em pó ou em pasta
2 colheres (sopa) de azeite
4 rodelas de laranja orgânica, com a casca
2 latas de tomate pelado picado
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1/2 xícara de leite de coco
Coentro fresco e sal a gosto
Arroz branco e iogurte natural sem açúcar para acompanhar

1 Em uma frigideira de bordas altas, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até murchar, sem deixar dourar. 2 Junte os cubos de lombo e refogue, virando-os até que fiquem dourados. 3 Acrescente o curry, as rodelas de laranja, o tomate e sal a gosto. 4 Cozinhe por 45 minutos, com a panela semitampada ou até a carne ficar macia, mas sem desmanchar. 5 Adicione o espinafre e a ervilha-torta e o leite de coco; cozinhe por mais 5 a 10 minutos ou até a ervilha ficar al dente. 6 Desligue o fogo e verifique o tempero. 7 Na hora de servir, salpique as folhas de coentro. 8 Sirva com arroz branco e, se desejar, com colheradas de iogurte natural.

MASSA DE ABOBRINHA COM COGUMELOS VARIADOS
6 porções

700 g de cogumelos variados, picados grosseiramente (Portobello, shiitake, shimeji e Paris)
600 g de massa longa tipo spaguetti ou spaguettini
5 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de gengibre ralado
3 abobrinhas italianas pequenas, cortadas em tiras finas
2 dentes de alho cortados em lâminas finas
Ciboulette picada, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 Em uma frigideira, refogue o alho e o gengibre no azeite até murchar. 2 Junte a abobrinha e refogue por 5 minutos, até ficar al dente. 3 Acrescente os cogumelos e cozinhe por mais 5 a 10 minutos, ou até ficarem macios. 4 Tempere com sal e pimenta, finalize com a ciboulette, retire do fogo e reserve. 5 Cozinhe a massa em um caldeirão com água fervente em abundância, temperada com sal grosso, até ficar al dente. 6 Escorra e sirva com o molho quente, polvilhado com queijo ralado.

TAÇA GELADA DE IOGURTE, GRANOLA, FRAMBOESA E MANGA
6 porções

300 g de manga cortada em cubos
50 g de castanha-do-pará picada
2 xícaras (chá) de granola com cacau
1 xícara (chá) de morangos ou framboesas congeladas, misturadas com 4 colheres (sopa) de açúcar cristal
4 potes de iogurte natural, sem açúcar
Suco e casca de 1 limão-siciliano

1 Em uma tigela, misture o iogurte com a metade da granola. 2 Distribua a mistura em taças e cubra com uma camada de morangos. 3 Por cima, junte um pouco do iogurte e termine com a granola, a castanha e pedaços de manga, temperada com o suco e as raspas de limão. 4 Leve para gelar até o momento de servir.

CARNE LOUCA DE LAGARTO COM MOLHO DE TOMATE, VINAGRE, CEBOLA E LOURO
6 porções

1 lagarto de aproximadamente 1,8 kg
4 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto ou de maçã
5 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de tomilho fresco
1/2 colher (sopa) de semente de coentro moída
5 tomates maduros picados, sem a pele e as sementes
3 cebolas grandes cortadas em gomos
2 dentes de alho amassados
1 lata de tomate pelado picado}
1 folha de louro esmigalhada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Pão francês para acompanhar

1 Tempere a carne com o louro, o alho, a semente de coentro, tomilho, sal e pimenta e coloque em uma panela de pressão. 2 Junte 3 colheres (sopa) do azeite e refogue até dourar bem a carne, de todos os lados. 3 Adicione a água e o tomate pelado e cozinhe por 1h30, a partir do início da pressão. 4 Retire do fogo, deixe sair o vapor e abra a panela com cuidado. 5 Verifique se a carne está macia; caso contrário, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos; retire a carne do molho, deixe amornar e desfie com a ajuda de dois garfos (ou corte em fatias finas, se preferir). 6 Volte a carne à panela e reserve. 7 Em uma frigideira, aqueça o azeite restante e refogue a cebola até ficar macia. 8 Junte o vinagre e os tomates e refogue por mais 1 minuto. 9 Coloque o refogado na panela da carne e cozinhe por mais 15 minutos. 10 Verifique o tempero e sirva com pão francês.

CANJA DE GALINHA COM CANELA, HORTELÃ E RISONI
6 porções

2 peitos de frango com a carcaça, sem a pele
2 sobrecoxas com os ossos, sem a pele
5 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de massa para sopa, tipo risoni ou orzo
1/4 de xícara (chá) de azeite
4 galhos de hortelã fresca
4 dentes de alho
3 tomates maduros, cortados em pedaços
3 cebolas médias cortadas ao meio
2 folhas de louro
1 pedaço médio de canela em pau
Sal e pimenta-do-reino em grãos a gosto

1 Em uma panela de pressão, coloque a cebola, o alho, o louro e os pedaços de frango. 2 Tempere com sal, pimenta em grãos, a canela e o azeite. 3 Junte a água e leve ao fogo com a panela tampada; cozinhe por 20 minutos, a partir do início da pressão. 4 Retire do fogo, deixe sair a pressão, abra a panela com cuidado e junte o tomate. 5 Cozinhe, sem tampar, por mais 15 minutos, em fogo moderado. 6 Retire o frango da panela, espere amornar e desfie em pedaços regulares. 7 Volte à panela com o caldo, adicione a massa e a hortelã. 8 Misture bem e cozinhe por mais 10 minutos ou até a massa ficar al dente. 9 Acrescente mais algumas folhas de hortelã; sirva quente.

Receitas de Fabiana Badra Eid, jornalista especializada em gastronomia e produtora culinária em São Paulo.

Pratos harmonizados pelo sommelier Evandro José Gripa, do restaurante Sefarina, São Paulo, SP.