Eno Cultura apresenta cursos sobre Jerez e Porto

Em constante busca por ampliar horizontes, a Eno Cultura proporciona a oportunidade única de explorar dois mundos fascinantes de vinhos fortificados: Jerez e Porto.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Em constante busca por ampliar horizontes, a Eno Cultura proporciona a oportunidade única de explorar dois mundos fascinantes de vinhos fortificados: Jerez e Porto.

A única semelhança entre esses dois estilos é o processo de fortificação, que consiste na adição de álcool extra. Resultando em teores alcoólicos notáveis, variando entre 19 e 22% para o Porto e entre 15 e 22% para o Jerez. Curiosamente, no passado, a fortificação era adotada como método de preservação do vinho.

O Jerez, vinho fortificado branco do sul da Espanha, oferece uma variedade de estilos, desde seco até doce, sendo geralmente elaborado a partir da casta Palomino. Destacam-se os estilos secos como Fino, Oloroso e Amontillado, enquanto as versões doces incluem Pale Cream, Cream, Medium e o doce PX (Pedro Ximénez), este último elaborado a partir da uva Pedro Ximénez.

Já o Porto, vinho fortificado de Portugal, pode se apresentar em versões brancas, rosés ou tintas. Produzido a partir de uvas cultivadas na região do Alto Douro, possui uma graduação alcoólica entre 19 e 22%. Reconhecido por seus estilos variados, como Ruby, Reserva, Crusted, Late Bottled Vintage (LBV), Tawny, Vintage, Com indicação de idade, Very Very Old e Colheita (Single Harvest), o Porto destaca-se pelo papel crucial que o processo de envelhecimento desempenha na definição de seus distintos sabores e características.

Fundada em 2013, a Eno Cultura realizou o sonho inicial ao oferecer cursos WSET, consolidando-se como referência na formação em vinho. Sob a liderança de Thiago Mendes, o projeto acumulou prêmios, reconhecimentos notáveis e mais de 11 mil alunos ao longo de quase uma década.

Além dos cursos WSET, a Eno Cultura é provedora dos cursos ISG e FWS da WSG, além de desenvolver diversos projetos autorais, solidificando seu papel fundamental na promoção do conhecimento vinícola no país.

Conheça mais sobre esses cursos exclusivos e aprimore sua expertise no mundo dos vinhos.